La crítica de la pedagogía domesticante : un dialogo con Paulo Freire
Miniatura indisponível
Ficheiros
Data
2013
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Edições Universitárias Lusófonas
Resumo
Os extratos de texto que seguem foram extraídos de uma edição facsimilada,
em castelhano, que resultou das transcrições dos debates realizados nas dependências
da Universidad Nacional Autónoma de México e que reuniu diversos intelectuais
desta Instituição para um diálogo com o educador Paulo Regus Neves
Freire. Tratava-se de um trabalho preparado para publicação pela Editora Siglo
XXI, mas que não ocorreu. Tempos depois, em 1994, a tradução desses mesmos
debates para a língua inglesa foi realizada por Peter McLaren e publicada pela
State University of New York.
Na ocasião, Freire foi inquirido e debateu com professores pertencentes aos
diversos institutos acadêmicos daquela instituição mexicana. O debate percorreu
os temas mais diversos referidos à educação superior, bem como demarcou
a potência da visão educativa de Freire e a consistência político-pedagógica
de seus conceitos e de sua concepção de educação. Trata-se de um dos poucos
textos em que o patrono da educação brasileira teve a oportunidade de aplicar
suas ideias ao contexto universitário. Este documento histórico tem animado
pesquisadores de diversos países a promoverem pesquisas, estudos e debates
que têm a perspectiva freiriana como mote principal.
Descrição
Revista Lusófona de Educação
Palavras-chave
EDUCAÇÃO, EDUCATION, DEBATES, DEBATES, FREIRE, PAULO