A construção da competência de comunicação oral em língua portuguesa nas percepções dos professores

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2013

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Resumo

A escola,desde sempre, valorizou a prática educativa voltada para os gêneros escritos, enquanto os orais sempre foram entendidos como uma forma natural de falar e não como objeto de ensino. Este estudo buscaanalisar como os professores do Ensino Fundamental percepcionam as suas práticas de ensino da oralidade. O foco dapesquisa está centrado no espaço reservado à oralidade, no ambiente da sala de aula, em quatro escolas da Rede Estadual de Ensino e quatro da Rede Municipal do Recife-PE- Brasil. Trata-sede uma investigação de matriz qualitativa, embora utilizando a análise estatística com aplicação de questionários para 120 professores de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental. Os resultados comprovam que a oralidade é um dos eixos básicos que norteia o ensino da Língua Portuguesa, embora ela não seja ainda reconhecida, pois a escola a concebe como secundária. É fundamental que haja uma reflexão sobre o ensino da modalidade oral, em contexto de formação escolar, pois o trabalho com os géneros orais enfrentaainda muitos obstáculos. Tal é devido ao ensino da língua portuguesa ter sido centralizado, durante muito tempo, na valorização da gramática normativa e, por isso, a modalidade oral não ser percepcionada como objeto ensinável.
School has always valued the practice of teaching focused on the written genres, while the oral genres have always been considereda natural wayof speakingand notthe object ofeducation.Thisstudy investigates how elementary school teachersh ave been developing the teaching of orality.There search focus is centered in the spacereserved forspeakingin classin fourState Schoolsand fourMunicipal Schools from Recife-PE, Brazil. This is aqualitative research, and quantitative questionnaires answered for 120 elementary school teacherswho teachthe Portuguese language are also considered. The results show thatoralityis one of thebasic axesthat guide thePortuguese teaching, although still there is not the due recognitionin the school,becausethe schoolelects it as a secondary goal. It isessential that there is a reflection on the teaching oforal language in the contexts of schooling currently, because the work withtheoral genresfaces manyobstacles, due the mother-language teachinghas been centered for much time in the valorization of grammar rules and, hence, the oralform is not considered a teachable subject.

Descrição

Orientação: Maria Nazaré Castro Coimbra ; co-orientação: Catarina Fernandes de Oliveira Fraga

Palavras-chave

EDUCAÇÃO, EDUCATION, ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA, PORTUGUESE LANGUAGE LEARNING, COMUNICAÇÃO ORAL, ORAL COMMUNICATION, MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO

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