20ª edição da quinzena de dança de Almada uma análise dos públicos dos espetáculos de dança

Miniatura indisponível

Data

2013

Título da revista

ISSN da revista

Título do Volume

Editora

Resumo

Na presente dissertação de mestrado procurou-se caracterizar o público da dança contemporânea e analisar as suas práticas culturais. Para tal, foi selecionado como objeto de estudo, a Plataforma Coreográfica Internacional da 20ª edição da Quinzena de Dança de Almada - Contemporary Dance Festival (QDA) realizada entre 22 de Setembro e 7 de Outubro de 2012, com organização da Companhia de Dança de Almada (CDAlmada). Este evento cultural é um espaço de apresentação e promoção da dança, oferecendo ao público um conjunto de rúbricas representativas da dança contemporânea nacional e internacional. Além dos espetáculos, o festival abrange outras atividades relacionadas com a dança, como workshops, exposições, encontros, vídeodança e debates. Incluída na QDA, a criação de uma Plataforma Coreográfica Internacional abriu o evento à participação de companhias e criadores independentes de dança contemporânea de todo o mundo, tornando-se num importante ponto de encontro para coreógrafos e bailarinos. Foi utilizada uma metodologia quantitativa. Para este fim, construiu-se e aplicou-se um questionário autoadministrado aos espetadores da Plataforma Coreográfica Internacional da 20ª edição da Quinzena de Dança de Almada entre os dias 4 e 7 de Outubro de 2012 nos locais de realização dos espetáculos, Almada (Teatro Municipal e Auditório Fernando Lopes Graça), Lisboa (Centro Cultural de Belém – Black Box) e Sesimbra (Cineteatro Municipal João Mota). Para além deste inquérito, foi ainda realizada uma entrevista conjunta à coordenadora e à diretora artística do festival, Professora Maria Franco e a Professora Doutora Ana Macara, com vista a compreender as estratégias de programação e a relação com os públicos. Após a análise dos dados recolhidos, conclui-se que o público da QDA segue em termos gerais as características sociais dos públicos da dança. É maioritariamente feminino, relativamente jovem, solteiro, altamente qualificado (ensino superior e pós-graduação), trabalhador por conta de outrem, com atividade profissional nas profissões intelectuais e científicas e com práticas culturais frequentes. Reside em Almada mas também noutros concelhos, Salienta-se que a ida aos espetáculos da QDA é feita em família e também com amigos, sendo também estes o principal vetor de informação influenciando a sua participação no festival. Destaca-se o gosto por assistir a espetáculos de dança e o fato de ser um espetáculo da QDA, as principais razões apontadas para assistir aos espetáculos de dança. Relativamente à tipologia de relação com a QDA é um público na sua maioria iniciado
The present study, sought to characterize the audience of contemporary dance and analyze their cultural practices. Therefore, it was selected as a case study, the International Choreographic Platform of the 20th edition of Quinzena de Dança de Almada - Contemporary Dance Festival (QDA), which was held between the 22nd of September and 7th of October 2012, with the organization of the Dance Company of Almada (CDAlmada). This cultural event is a forum for the exhibition and promotion of dance, offering the public a set of titles representing national and international contemporary dance. In addition to the performances, the festival includes other activities related to dance, such as workshops, exhibitions, meetings, video - dance and debates. The creation of an International Choreographic Platform, which was included in the QDA, opened the event to the participation of companies and independent creators in contemporary dance from around the world, becoming an important meeting point for choreographers and dancers. A quantitative methodology was used. A self-administered questionnaire was developed and applied to the viewers of the International Choreographic Platform of the 20th edition of Quinzena de Dança de Almada between the 4th and the 7th of October, 2012. The questionnaires were distributed in the theatres and auditoriums where the shows took place, namely in Almada (City Theatre and the Auditorium Fernando Lopes Graça), Lisbon (Belém Cultural Centre-Black Box) and Sesimbra (Cineteatro Municipal João Mota). In addition to this investigation, a personal interview was also done to the coordinator and artistic director of the festival, Professor Maria Franco and Professor Ana Macara, respectively, aiming to understand the programming strategies and the relationship with the public. After analyzing the collected data, it is concluded that the public that follows the QDA has social characteristics that are similar to the general public that usually attends dance. The audience is therefore, mostly female, relatively young, unmarried, highly skilled (with a higher education and graduate) are not self-employed, with professional activity in the intellectual and scientific professions and have frequent cultural practices. The public lives in Almada but also in other municipalities. It must also be stressed that attendance at performances of QDA, is usually by family members and friends, these being also the main source of information influencing other people’s participation in the festival. The main reasons to watch the dance performances are the preference of the public for watching dance 8 performances in general and QDA shows in particular. Regarding the type of relationship with the QDA the public is mostly. The public that attends QDA is mostly people that never attended a QDA show before. Therefore regarding the type of relationship with the QDA the public is mostly a new comer.

Descrição

Orientação: José Soares Neves

Palavras-chave

COMUNICAÇÃO, DANÇA, PÚBLICO, DANÇA CONTEMPORÂNEA, CULTURA, COMMUNICATION, DANCE, PUBLIC, CONTEMPORARY DANCE, CULTURE, QUINZENA DE DANÇA DE ALMADA, MESTRADO EM PROGRAMAÇÃO E GESTÃO CULTURAL, PROGRAMAÇÃO CULTURAL, CULTURAL PROGRAMMING

Citação