Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10437/6479
Título: Bem-estar, auto-estima e auto-conceito: o que sentem as mulheres que se maquilham?
Autores: Rosa, Joana Brites, orient.
Santos, Gina Maria Gomes dos
Palavras-chave: MESTRADO EM PSICOLOGIA CLÍNICA E DA SAÚDE
PSICOLOGIA
AUTOESTIMA
AUTOCONCEITO
SATISFAÇÃO COM A VIDA
MAQUILHAGEM
PSYCHOLOGY
SELF-ESTEEM
SELF-CONCEPT
LIFE SATISFACTION
MAKE-UP
Data: 2014
Resumo: Com o propósito de estudar o que sentem as mulheres quando se maquilham comparativamente às que não se maquilham, foram utilizados os questionários aferidos para a população portuguesa: Satisfação com a Vida com a escala SLWS – Satisfaction Whith Life Scale (Simões, 1992), Auto-Estima Global (Faria e Silva, 1999) e Inventário Clínico de Auto-Conceito (Vaz Serra, 1985). Participaram na presente investigação 209 mulheres, das quais 152 se maquilham e 57 não se maquilham, com idades compreendidas entre 15 e 74 anos, sendo na maioria casadas ou em união de facto (56%), trabalhadoras (70,8%) e com uma média de escolaridade de 13,14 anos. Os resultados indicam que as mulheres que se maquilham apresentam valores mais elevados de Auto-Conceito, e que no geral as variáveis Satisfação com a Vida, Auto-Conceito e Auto-Estima se encontram associadas entre si.
With the purposes of making a comparative study between women who use cosmetics to make-up, their feelings after that application versus the ones who do not, a survey was carried out among the Portuguese people using the following sources: SLWS – Satisfaction with Life Scale – Satisfação com a Vida (Simões, 1992), Auto-Estima Global (Faria e Silva, 1999) and Inventário Clínico de Auto-Conceito (Vaz Serra, 1985). This survey had the total participation of 209 women: 152 who usually use make-up and 57 who do not, with ages between 15 and 74 years old, being the most part of them married or unmarried but living together (56%), they are working women (70,8%), and with an educational frequency of an average 13,14 years. The results lead to the conclusion that women who make-up show a higher level of Self-Concept and, in general, that Life Satisfaction, Self-Concept and Self-Esteem are really interconnected.
Descrição: Orientação: Joana Brites Rosa
URI: http://hdl.handle.net/10437/6479
Aparece nas colecções:Biblioteca - Dissertações de Mestrado
Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Gina Santos.pdfDissertação de Mestrado781.11 kBAdobe PDFVer/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.