O perfil da gestão dos cursos noturnos de Licenciatura da Universidade do Estado do Amapá

Miniatura indisponível

Data

2015

Título da revista

ISSN da revista

Título do Volume

Editora

Resumo

A dissertação apresentada tem por objetivo pesquisar qual o modelo de gestão encontra-se inserida a Gestão dos cursos de licenciatura do turno da noite na Universidade do Estado do Amapá. Bem como pesquisar o perfil dos discentes. A pesquisa foi feita com uma abordagem qualitativa com enfoque critico dialetico. Foi utilizado questionario com 214 academicos, o resultado do questionario foi comparado com o documento da Associação dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior. Deste modo, através da análise dos resultados obtidos deste estudo, pode concluir-se que o perfil dos alunos dos cursos de licenciatura da Universidade do Estado do Amapá são alunos provenientes de escolas públicas, a maioria são jovens, do gênero feminino, não dispõem de grande recursos financeiros, não tiveram nenhuma formação superior anterior e são solteiros. Comprovou-se também com este estudo que a grande maioria dos discentes estão insatisfeitos com o modelo de gestão da Universidade do Estado do Amapá, pois consideram à instituição pouco democrática, impossibilitando uma maior participação dos discentes no processo de gestão da UEAP.
The thesis presented aims to research which management model is inserted into the Management of night shift degree courses in the Amapá State University. And research the profile of students. The survey was conducted with a qualitative approach with critical dialectical approach. Questionnaire was used with 214 scholars, the result of the questionnaire was compared with the document of the Association of Directors of Federal Institutions of Higher Education. Thus, by analyzing the results of this study, it can be concluded that students' profile of degree courses of Amapá State University are students from public schools, most are young, female, has no large financial resources, had no previous higher education and are single. It is also demonstrated in this study that the vast majority of students are dissatisfied with the management model of Amapa State University, as they see the little democratic institution, preventing greater participation of students in the UEAP management process.

Descrição

Orientação: Ricardo Figueiredo Pinto; co-orientação: Maria Isabel Alves Duarte

Palavras-chave

MESTRADO EM GESTÃO DE EMPRESAS, GESTÃO, GESTÃO DE EMPRESAS, POLÍTICA EDUCATIVA, ENSINO SUPERIOR, BRASIL, AMAPÁ, MANAGEMENT, BUSINESS MANAGEMENT, CASE STUDIES, EDUCATIONAL POLICY, HIGHER EDUCATION, BRAZIL, AMAPÁ, ESTUDOS DE CASO

Citação