Mestrado em Ciências da Educação

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    A descentralização, os municípios, a educação - o papel das autarquias na descentralização educativa : um estudo de caso
    (2023) Saraiva, Eugénio Joaquim; Figueiredo, Maria Irene, orient.
    Passando a fazer parte do nosso quotidiano, é notório que se tem vindo a assistir ao crescente incremento de novas Políticas Públicas referentes à educação. Neste âmbito têm sido dinamizados pelos municípios portugueses uma série de projetos com o objetivo de garantir que todas as crianças e alunos têm as mesmas oportunidades, as mesmas condições de acesso e de participação plena e efetiva. Assim, o presente estudo pretende analisar e avaliar o impacto na comunidade educativa local da implementação das atividades, concretizadas por um município, da área metropolitana do Porto, no quadro da Descentralização de competências, no setor da educação. O contexto do estudo incidiu sobre um município da área metropolitana do Porto (AMP) e a sua interação com os agrupamentos de escolas e escolas não agrupadas, na implementação de políticas públicas ao nível do prolongamento de horário na educação pré-escolar e das Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC), no 1.º ciclo do ensino básico e pela adoção de uma Plataforma de Gestão de Conteúdos como uma ferramenta que gere o serviço dos diferentes agentes implicados na ação educativa. O presente estudo de caso simples, consubstancia-se na recolha de dados, através de inquéritos por questionário e por entrevista, bem como na análise dos documentos orientadores do município. Os resultados evidenciam que as atividades empreendidas pelo município potenciam a pertinência e qualidade da intervenção educativa, com impacto nas comunidades educativas locais. Ou seja, os cidadãos estão de acordo com a descentralização de competências do Estado central nos municípios, nomeadamente em matérias educacionais. Por outro lado, pode-se aferir que a implementação do Prolongamento de horário, das AEC, e de uma plataforma digital de conteúdos tem potenciado a coesão territorial, permitindo às famílias uma maior igualdade de oportunidades.
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    Contributos da supervisão clínica para a formação de estudantes de licenciatura em enfermagem
    (2023) Ribeiro, Olga Patrícia; Coimbra, Nazaré Trigo, orient.
    O presente estudo tem por objetivo identificar os contributos da supervisão clínica, para a interligação entre a teoria e a prática, e uma formação de qualidade na prestação de cuidados, dos estudantes de 3.º e 4.º anos de Licenciatura em Enfermagem, numa instituição de Ensino Superior do Norte de Portugal. Neste estudo, aplicou-se uma metodologia mista, conjugando a análise categorial de inquéritos por entrevista aos supervisores clínicos da licenciatura em Enfermagem, com a análise estatística de inquéritos por questionário a estudantes da referida licenciatura. Desta forma, foi possível recolher, analisar e triangular as perceções dos sujeitos de pesquisa, estudantes e supervisores de ensino clínico. Os resultados evidenciam que a supervisão clínica contribui, significativamente, para a melhoria do processo ensino e aprendizagem dos estudantes, e consequentemente, para o futuro da profissão de Enfermagem. Contudo, alguns estudantes referem ser necessário um supervisor clínico mais presente nos contextos clínicos, a fim de reforçar a tomada de decisões e potenciar o fortalecimento de relações interpessoais. Deste modo, os enfermeiros, que desempenham as funções de supervisor clínico, devem possuir skills interpessoais, para favorecer o processo supervisivo e garantir a qualidade e segurança dos cuidados prestados, nomeadamente durante a fase pandémica COVID-19. Globalmente, conclui-se que a supervisão clínica influencia a segurança e a qualidade dos cuidados prestados, orienta o percurso profissional dos estudantes e contribui para o desenvolvimento e aperfeiçoamento de competências em contexto teórico-prático.
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    Estratégias de ensino e aprendizagem de instrumentos musicais numa escola profissional
    (2023) Araújo, Sara Patrícia Ferreira; Coimbra, Nazaré Trigo, orient.
    Atualmente, no ensino de Música, são valorizados os aspetos humanistas do ensino e a participação ativa do aluno no processo de ensino e aprendizagem. Por isso, partindo do Currículo como documento orientador, é preciso considerar o contexto de aplicação, na planificação e concretização. Neste enquadramento, é fundamental analisar e selecionar as estratégias pedagógicas, a aplicar nos Cursos Profissionais de Música, foco do nosso estudo. Assim, este estudo tem por objetivo geral analisar a eficácia das estratégias de ensino e aprendizagem, individuais e de grupo, aplicadas à prática e performance musical, quanto ao trabalho colaborativo e desenvolvimento artístico de alunos de 7.º, 8.º e 9.º anos, do Curso Básico de Instrumento, na perceção de docentes e discentes de uma Escola Profissional de Música, do distrito de Aveiro. A pesquisa constitui um estudo de caso, com recurso a metodologia qualitativa, com análise de dados quantitativos, através de inquéritos por questionário a alunos, e ainda análise descritiva de dados qualitativos, com inquéritos por entrevista a professores. Globalmente, conclui-se que, para professores e alunos, as estratégias de motivação, colaboração, e de estudo regular de repertório diversificado, aplicadas à prática do instrumento musical, individual e em grupo, podem promover mais trabalho colaborativo e sucesso educativo, e o desenvolvimento da performance dos alunos. Essas estratégias são eficazes, pois desenvolvem o prazer de tocar, com orientação dos professores e reforçam a participação ativa do aluno, em colaboração entre alunos e com o professor. Além disso, confirma-se que há um bom ambiente de trabalho, numa Escola dinâmica, com vários projetos musicais.
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    Qualidade e adequação dos conteúdos curriculares das disciplinas de Genética e Nutrologia à nutrigenética, no curso de Medicina: percepção dos intervenientes
    (2021) Delevedove, Adriana Alves de Meneses; Gouveia, João, orient.
    A medicina hoje tem foco em resolução de doenças através do uso de medicamentos. Sabemos da importância da mudança no estilo de vida e da individualidade biológica na prevenção e no tratamento de doenças. Porém a Nutrologia e Genética ainda é pouco abordada nas faculdades de Medicina. Objetivo: Melhorar o grau de interligação entre o plano curricular do curso de Medicina, em Goiânia, e as exigências da prática profissional, no respeitante à formação em nutrologia, genética e nutrigenética. Métodos: Optamos por uma metodologia mista, isto é, qualitativa e quantitativa. Baseamo-nos numa abordagem qualitativa através do inquérito por entrevista para formar um quadro de referentes, a partir do qual se pôde estruturar um questionário (e analisar as respostas obtidas pelos alunos do quinto e sexto ano de medicina) e, também, analisar as matrizes curriculares de medicina. Resultados: Foi observada falha em temas pertinentes à nutrologia e genética. O ponto mais observado foi baixa carga horária para nutrologia e pouco conteúdo de nutrologia e genética. Apesar de ter temas pertinentes, a matriz não está melhorando a percepção dos alunos nessas disciplinas, pois os questionários aplicados aos alunos, observou pouca habilidade dos graduandos de medicina para orientar alimentação, bem como entendimento em genética e nutrigenética. Conclusão: precisamos de maior valorização dos profissionais em relação à prevenção, de mais carga horária nas matrizes curriculares e mais eventos que promovam a saúde através da prevenção. Nesse contexto, enfatizamos a necessidade do conteúdo de nutrologia, genética e nutrigenética estar presente na formação médica. Palavras-chave: Nutrologia, Nutrição, Genética, Nutrigenética, Nutrigenômica
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    Educação e formação para a construção da Cidadania no curso de Pedagogia de uma IES privada
    (2022) Santos, Milena de Melo Silva; Coimbra, Nazaré Trigo, orient.
    Os professores das Instituições de Ensino Superior (IES), no Brasil, desempenham um papel importante, ao promover a aprendizagem e o desenvolvimento dos estudantes, preparando-os para desempenharem um papel ativo em sociedade. Por isso, é essencial aprofundar a pesquisa sobre a Educação para a cidadania, reforçando a formação de futuros profissionais, reflexivos e críticos, tanto a nível da formação inicial (estudantes), como da formação continuada (professores). Assim, este estudo tem por objetivo analisar o contributo de práticas centradas no estudante e na Educação para a Cidadania, em interrelação com a formação docente, na perspetiva de estudantes e professores do curso de Pedagogia de uma IES privada de Aparecida de Goiânia. Atendendo às características do estudo de caso, a metodologia é predominantemente qualitativa, privilegiando uma análise aprofundada, tanto dos documentos estruturantes da IES, como das opiniões dos participantes, tanto estudantes como professores. Os resultados do estudo comprovam que é possível implementar, no Curso de Pedagogia, uma Educação de qualidade, quanto à formação de futuros docentes, através de um processo reflexivo e o trabalho colaborativo entre professores e estudantes. Contudo, a pesquisa permitiu igualmente verificar que o ensino expositivo ainda se mantém, pelo que é necessário mais formação continuada, focando o desenvolvimento do estudante como profissional e cidadão. Assim, é essencial a formação reflexiva, para a construção de uma Educação para a cidadania, pois através do pensamento crítico é possível alcançar mais qualificação profissional e a consolidação de valores em sociedade. Palavras-chave: Curso de Pedagogia; formação docente; reflexão; Educação para a Cidadania; Instituição de Ensino Superior
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    Gênero, violência e indisciplina na escola : percepções de alunos e professores
    (2022) Machado, Danielle dos Santos; Martins, Alcina Manuela de Oliveira, orient.
    Este trabalho teve como finalidade analisar a violência e a indisciplina numa escola, considerando os estereótipos e relações entre gênero e a sua influência no processo de ensino e aprendizagem em alunos do 7º ano do ensino Fundamental. A indisciplina e a violência em contexto escolar são fatores de preocupação para professores, pais e encarregados de educação. Paralelamente, cada vez mais se questiona se atualmente, os meninos continuam a ser os principais agentes de violência e indisciplina na escola. Partindo da revisão da literatura, foi delineado um estudo de caso simples, de abordagem mista, que decorreu num colégio estadual, localizado no bairro do Salgueiro, Município de São Gonçalo, no Estado do Rio de Janeiro. Como estratégia quantitativa, recorremos ao inquérito por questionário, aplicados a 50 alunos do 7º ano do Ensino Fundamental, de ambos os sexos. Como estratégia qualitativa, recorremos à entrevista a 5 professores. Paralelamente socorremo-nos ainda da análise do Projeto Político Pedagógico (PPP) e do Regimento Interno da instituição. Como conclusão, podemos constatar que na sala de aula ocorrem comportamentos muito diversos, sendo os mais usuais a conversa e uso de telefones celulares. Neste caso concreto, são as meninas quem mais os utilizam. Também verificamos que os comportamentos de violência, embora raros, existem. E aqui os atos de violência psicológica são mais utilizados pelas meninas, ao contrário dos meninos que recorrem mais à violência física. Da parte dos docentes há uma tentativa recorrente em resolver os problemas através do diálogo. Só quando não é possível é que recorrem à direção da escola, sendo as sanções aplicadas mediante o estipulado no Regimento Interno. Embora digam que, sob o ponto de vista disciplinar, não são influenciados pelas questões de gênero, percepcionamos que nem sempre é assim. Ás vezes, são mais benevolentes para com as meninas. Podemos concluir que, numa perspectiva de gênero, tanto os meninos como as meninas praticam atos de indisciplina e até alguns atos de violência.
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    Formação docente e uso de metodologias ativas num curso técnico em Enfermagem de um centro de formação profissional no Brasil
    (2022) Zimmermann, Soraya Margareth Paiva; Coimbra, Nazaré Trigo, orient.
    O estudo que se apresenta tem como objetivo analisar o impacto da formação de professores, sobre o uso de metodologias ativas, concretamente Mapas Conceituais e Webquest, para a mudança e inovação das práticas e o reforço da aprendizagem e desenvolvimento de professores e estudantes de um Curso Técnico em Enfermagem, numa instituição de Educação Profissional da cidade de São Luís do Maranhão (Brasil). Trata-se de um estudo de caso, com metodologia qualitativa e envolvendo pesquisa-ação, com cerca de cem participantes, incluindo coordenadores, professores e estudantes. Como fontes de recolha de dados, destacam-se o programa do Curso de Formação e o Projeto Político Pedagógico da Instituição. Quanto aos instrumentos de recolha de dados, foram utilizados o diário de bordo da investigadora, o inquérito por questionário e o relatório da professora responsável e das coordenadoras pedagógicas. Os resultados evidenciam, no ponto de chegada, o impacto positivo da formação continuada docente, com observação de aulas, na aprendizagem de estudantes de um Curso Técnico de Enfernagem, utilizando metodologias ativas, como Mapas Conceituais e Webquest. Conclui-se que os professores da Educação Profissional, em trabalho colaborativo com as coordenadoras, promoveram a mudança e inovação das práticas, o que motivou e reforçou a formação dos estudantes, enquanto profissionais reflexivos, críticos e autónomos, preparados para integrarem o mercado de trabalho. Deste modo, professores e estudantes empreenderam, efetivamente, um processo de desenvolvimento pessoal e profissional colaborativo, com impacto na construção e qualidade das suas aprendizagens.
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    Educação inclusiva no ensino regular : estudo de caso de alunos com transtorno do espectro do autimo de uma escola de Goiás
    (2022) Castro, Ana Paula de Oliveira; Coimbra, Nazaré Trigo, orient.
    O presente estudo tem por objetivo analisar práticas de Educação inclusiva de alunos com Transtorno do Espectro do Autismo no ensino regular, segundo a legislação em vigor no Brasil, no contexto de uma escola da rede privada de uma cidade do interior do Estado de Goiás. Assim, interessou analisar a evolução legislativa, quanto à inclusão e à Educação inclusiva no Brasil, a fim de verificar a aplicabilidade da Lei 13.146 de 2015 e da Lei 12.764 de 2012, designada por Lei Berenice Piana. Trata-se de um estudo de caso, com aplicação de metodologia qualitativa, no contexto de uma escola privada de Goiás, que apresenta, como sujeitos participantes, professores e profissionais que trabalham a Educação inclusiva com alunos do ensino Fundamental. Quanto às fontes, foi realizada a análise documental da legislação em vigor e do Projeto Político Pedagógico da escola privada. Em complementaridade, concretizaram-se entrevistas à Diretora, Coordenadora, Professoras, Monitoras e Fonoaudiólogo, tendo por base um guião com questões abertas, previamente definidas, um inquérito por questionário, com questões fechadas, aplicado aos alunos, o que facilitou a triangulação de dados. O estudo permitiu concluir que a publicação da Lei Berenice Piana foi muito importante para a concretização da inclusão de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo no ensino regular. Do mesmo modo, a publicação da Lei Brasileira de Inclusão garantiu mais direitos às pessoas deficientes, o que possibilitou quebrar as barreiras que limitavam o seu acesso à Educação inclusiva, bem como a sua integração plena na sociedade.
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    O desenvolvimento da leitura e da escrita nos anos iniciais : contributos da formação continuada
    (2022) Silva, Ana Karyna Sá Tavares da; Alves, Carla Dimitre Dias, orient.
    O desenvolvimento profissional se faz por meio da formação continuada. A necessidade de frequentar estas ações de formação surge a partir das exigências da qualidade em educação, da evolução da sociedade, com mudanças sociais, tecnológicas e multiculturais, e da necessidade que os professores sentem em melhorar o processo de ensino e aprendizagem. Nesta sequência, os professores do ensino fundamental sentiram necessidade de frequentar uma formação de português, o nosso objeto de estudo, para aumentar as suas competências profissionais do ensino da língua mãe e língua transversal a todas as disciplinas. Assim, se pretendeu saber de que forma a formação de português, na percepção dos professores, fez melhorar a sua prática pedagógica, a sua atitude reflexiva e o desenvolvimento das capacidades de leitura e de escrita dos alunos dos anos iniciais, através do ensino explícito e estratégias de português. O estudo empírico assentou em autores como Alarcão (1996), Colomer e Camps (2008), García (1992), Sim-Sim (2007), entre outros. No estudo optou-se por uma metodologia qualitativa, em que o instrumento da recolha de dados foi a entrevista. Assim, o estudo de caso se realizou no contexto profissional da investigadora, em uma Unidade Básica de Educação de São Luís de Maranhão, um dos estados do Brasil. Segundo os resultados obtidos, se concluiu que a frequência da Formação Continuada de Português permitiu tornar os professores mais reflexivos que, ao mudarem práticas e estratégias de ensino, potenciaram o desenvolvimento da competência de leitura e da escrita nos alunos dos anos iniciais, transversalmente, em todas as disciplinas.
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    Agir pedagógico e metodologias ativas no ensino superior : estudo de caso num curso de Psicologia de uma IES privada
    (2022) Venturini, Cláudia Resende Alves; Martins, Alcina Manuela de Oliveira, orient.
    Nas Instituições de Ensino Superior, a metodologia tradicional de ensino, caracterizada pela exposição de conteúdo, retenção da atenção, disciplinas desarticuladas e avaliações que exigem memorização, vem sendo confrontada, por limitar o processo de ensinoe aprendizagem e fragmentar o saber. Neste contexto, surgem as metodologias ativas, que visam estimular a participação ativa dos estudantes na sala de aula, valorizando as suas opiniões e conhecimentos na construção do saber. Frente o exposto, o objetivo geral desta pesquisa foi analisar a eficácia das metodologias ativas e o sucesso educativo quanto ao saber e saber fazer de estudantes de um curso de Psicologia de uma Instituição de Ensino Superior privada, no Estado de Goiás. O presente trabalho configura-se como um estudo de caso simples, com abordagem qualitativa, que adotou para a recolha de dados a aplicação de uma entrevista individual semiestruturada, realizadas na modalidade online, via plataforma ZOOM, junto a 10 professores e 08 estudantes do curso de graduação de Psicologia da IES em análise. As entrevistas foram analisadas por meio da metodologia de análise de conteúdo de Bardin (2011) com o suporte do software webQDA, o qual possibilitou a identificação e a categorização dos dados. Os dados coletados permitem afirmar que as metodologias ativas potenciam o saber e o saber fazer dos estudantes do curso de Psicologia estudado; que os professores, apesar de não terem formação adequada, aplicam metodologias centradas no estudante, sendo percebidas por seus alunos como eficientes no desenvolvimento de novas habilidades e atitudes que serão úteis no futuro exercício profissional.
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    Educação digital : um desafio socioeducacional brasileiro : um estudo de caso de uma escola de São Gonçalo
    (2022) Paulo, Ezaulina da Cruz; Martins, Alcina Manuela de Oliveira, orient.
    Esse estudo tem como objetivo analisar a inserção da Educação Digital como uma prática educacional inovadora como uma forma de potenciar o desenvolvimento socioeducacional dos jovens estudantes enquanto cidadãos. Optou-se por uma metodologia mista, por meio de estudo de caso simples, de uma escola do ensino fundamental, da rede privada, localizada no município de São Gonçalo, Estado do Rio de Janeiro. Como estratégia quantitativa recorremos ao inquérito por questionário a estudantes com a faixa etária que varia entre os 14 e os 17 anos de idade, do 2º ciclo do ensino fundamental. Como estratégia qualitativa recorremos à entrevista realizada à diretora da escola e a uma coordenadora pedagógica do ensino fundamental do 2º ciclo, responsável pelo turno da manhã e turno da tarde, bem como a duas professoras especialistas em tecnologia educacional, totalizando assim, quatro entrevistas. Em conclusão, podemos constatar que os nossos participantes do estudo, acreditam que a educação digital surge como uma ferramenta indispensável para o exercício da cidadania digital, trazendo, em paralelo, novas oportunidades ao seu desenvolvimento social e ao processo de ensino e aprendizagem. Neste contexto, a escola preocupada com a capacitação dos seus professores para o uso das novas tecnologias, promove regulares ações de formação com tecnologia na educação.
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    A assistência paliativista, uma dimensão ignorada nos cursos de graduação em enfermagem : as perceções e as palavras dos enfermeiros
    (2020) Oliveira, Elane Silva de; Pereira, Ana Maria de Sousa Loureiro do Vale, orient.
    Nos últimos anos, o número de pessoas que no Brasil necessita de cuidados paliativos tem vindo a aumentar exponencialmente (Relatório da Organização das Nações Unidas, 2019). A maioria dos cursos de graduação em enfermagem das Faculdades públicas Federais no Brasil, até há poucos anos, não incluam qualquer disciplina, com carácter obrigatório ou facultativo, sobre cuidados paliativos. Neste quadro, a progressiva implementação dos cuidados paliativos no Brasil, tem vindo a concretizar-se com recurso à contratação de enfermeiros não capacitados. Dado existirem poucos estudos sobre esta realidade, realizamos um estudo descritivo exploratório, com abordagem mista, com o intuito de produzir conhecimento sobre a experiência de enfermeiros clínicos que integram equipas intra-hospitalares de Cuidados Paliativos, em um hospital localizado em Goiânia-Goiás. Para tal foi enviado um convite a todos os enfermeiros para participar num inquérito, através do preenchimento de questionário semiestruturado online. Os questionários recebidos, em conformidade com o carácter aberto ou fechado das questões, foram analisamos com recurso à análise estatística descritiva e à análise de conteúdo. Os resultados do estudo revelam que: os cursos de graduação frequentados pelos 25 participantes, não contemplaram os Cuidados Paliativos, a maioria destes enfermeiros não realizou qualquer tipo de formação em CPs após a graduação e que cerca de dois terços das equipes multidisciplinares destes profissionais não possuem plano anual de formação contínua. O estudo permite perceber que estes profissionais de Enfermagem adquiriram um conjunto conhecimentos e desenvolveram competências consideradas essenciais para cuidar de pacientes em CPs. Um conjunto de saberes experienciais, adquiridos no campo das práticas, que varia de pessoa para pessoa e vai além da avaliação e do gerenciamento dos sintomas, inclui as capacidades de proporcionar alívio da dor e de comunicar com pacientes e familiares, entre outras. Este estudo permite, concluir que: a implementação da prática paliativa no Brasil demanda a formulação de políticas complementares relativas à formação, inicial e continuada, dos profissionais de Enfermagem; os currículos dos cursos de graduação em enfermagem necessitam ser revistos e integrar a disciplina de cuidados paliativos e que se torna necessário repensar os programas de formação continua dos enfermeiros em serviço nos CP, de modo a reconhecer a importância da aprendizagem colaborativa e reconhecer, validar e certificar, os saberes e competências adquiridas no contexto das práticas, como forma de mobilização para a formação.
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    Impacto da violência doméstica nas relações interpessoais e na aprendizagem das crianças de uma escola pública municipal de Goiânia
    (2021) Teixeira, Jenucy Espíndula Brasileiro; Martins, Alcina Manuela de Oliveira, orient.
    A violência intrafamiliar é multicausal e complexa. A miséria, o desemprego e as desigualdades sociais podem contribuir para o aumento desse flagelo que, cada vez mais, preocupa a Escola, uma vez que tais episódios podem refletir-se no comportamento e no aprendizado das crianças. Nesse contexto, o presente estudo objetiva analisar o papel da comunidade educativa na prevenção de casos de violência intrafamiliar, de forma a otimizar o ensino e o aprendizado de alunos em situação de risco, de uma escola pública municipal do Ensino Fundamental, de Goiânia, Goiás, Brasil. Recorre-se a uma metodologia de cariz qualitativo, de estudo de caso, com entrevistas estruturadas à diretora/gestora da escola, a duas coordenadoras e a cinco professores, num total de oito entrevistas. Os resultados da análise revelam que a violência doméstica é geradora de vários tipos de danos (físicos, psicológicos e sociais) nas crianças e adolescentes. Destacam-se as emoções intrapessoais, como medo, baixa-estima, ansiedade e depressão, bem como instabilidade emocional, raiva e abuso de substâncias, e diversos comportamentos antissociais. Para além disso, há ainda a referir problemas quanto ao desempenho escolar, nomeadamente, desmotivação e baixo rendimento acadêmico. Frente a essas situações, os procedimentos em defesa dessas vítimas envolvem, sobretudo, a Direção/Gestão e o Conselho Tutelar da escola. A análise dos dados revela ainda o pouco envolvimento parental nas atividades escolares. Como forma de prevenção, o Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola, tendo em conta estas singularidades, propõe algumas ações sensibilizadoras, na tentativa de reduzir a violência e a indisciplina, promotoras do insucesso escolar. Conclui-se assim que, além da violência doméstica direta e indireta, essas crianças estavam expostas a outros fatores de risco, como a pobreza, baixa escolaridade familiar e o uso de álcool e/ou droga por parte dos seus familiares.
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    Acesso de acadêmicos de direito à advocacia : perfis e percursos educativos em instituições de Ensino Superior de Goiânia
    (2020) Brasileiro, Vinícius Espíndula; Martins, Alcina Manuela de Oliveira, orient.
    O presente estudo pretende averiguar a relação entre o perfil dos acadêmicos do curso de graduação em Direito que foram aprovados no Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e que pertencem a uma Instituição de Ensino Superior pública e a uma Instituição de Ensino Superior privada, da cidade de Goiânia, estado de Goiás. Recorremos a um estudo predominantemente quantitativo por meio de aplicação de inquérito por questionário a 60 discentes aprovados no exame da OAB no último ano de graduação em Direito, bem como à análise a documentos estruturantes das duas instituições. Os resultados demonstraram semelhanças e diferenças entre os perfis dos acadêmicos. As semelhanças, em ambas as instituições, centram-se, primeiramente, no sexo masculino, que foi predominante dentre os aprovados no Exame de Ordem, ao seguir a escolha pelo curso de Direito, que se deu pela admiração às carreiras jurídicas. Para a maioria dos inquiridos a aprovação nas duas fases do Exame de Ordem ocorreu logo na primeira tentativa e as estratégias utilizadas para alcançar êxito foram a combinação de resolução autónoma de exercícios e participação em aulas preparatórias, em cursos livres. Tal deve-se ao fato de os inquiridos considerarem que os conteúdos oferecidos pelas IES, apesar de serem úteis ao acesso à advocacia, não preparam para o mercado de trabalho. Quanto às diferenças entre os perfis, relativamente à IES pública, com a maioria de jovens, solteiros e que não possuem filhos, frequentou as aulas no período matutino e a renda familiar é elevada. Em contraste, os discentes da IES privada estão na fase adulta, casados, com filhos, frequentaram as aulas no período noturno, e sua renda familiar é significativamente menor. Conclui-se que o acesso de acadêmicos de Direito à advocacia pode variar conforme o perfil, o percurso e a Instituição de Ensino Superior frequentada. Embora o Ministério da Educação estabeleça critérios para a garantia da qualidade dos cursos superiores, em especial o Curso de Direito, é possível verificar que, apesar dos diferentes fatores que influenciam na aprovação do Exame da OAB, o resultado parece depender de maior empenho, autonomia e preparação especializada do discente.
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    Inclusão de estudantes com deficiência no Ensino Superior em Aparecida de Goiânia, Brasil
    (2020) Barros, Sarah Gonçalves; Coimbra, Nazaré Trigo, orient.
    O estudo tem por objetivo analisar práticas de Educação inclusiva no Ensino Superior, em comunidade educativa, na perspetiva de estudantes com deficiência e de docentes do curso de Pedagogia de uma Instituição de Ensino Superior (IES) privada de Aparecida de Goiânia. Em consequência, interessou identificar e analisar as principais intervenções e adaptações realizadas numa IES, quanto a acessibilidades e adequações metodológicas, visando os estudantes com deficiência. Neste estudo de caso, aplicou-se uma pesquisa predominantemente qualitativa, conjugando a análise categorial de inquéritos por entrevista a estudantes com deficiência, com a análise estatística de inquéritos por questionário a docentes do curso de Pedagogia. Desta forma, foi possível recolher, analisar e triangular as perceções de professores e estudantes com deficiência, sobre a inclusão e sobre o ensino e a aprendizagem. Os resultados evidenciam as opiniões convergentes dos participantes, quanto à importância da inclusão dos estudantes com deficiência no Ensino Superior. É valorizada a matriz curricular do curso de Pedagogia, que contempla aspectos relacionados com cidadania, direitos humanos e inclusão. Ademais, comprova-se a influência do trabalho colaborativo, enquanto estratégia de inclusão. É ainda evidente a urgência em mais formação continuada aos docentes nesta área. Por último, destaca-se a interligação entre formação e desenvolvimento de estudantes e professores, em comunidade educativa, embora ainda haja um longo caminho a percorrer, no Ensino Superior, a fim de proporcionar mais igualdade e qualidade de aprendizagem aos estudantes com deficiência..
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    A indisciplina na sala de aula : estratégias de intervenção no 1.º CEB
    (2020) Coutinho, Clarinda Maria Loureiro; Figueiredo, Irene, orient.
    A realidade escolar da atualidade é cada vez menos comparável à realidade de décadas atrás. A escola encontra-se desatualizada para receber alunos do século XXI, que chegam com novos saberes, culturas, expetativas, gostos, experiências pessoais e sociais dissociadas das que a escola oferece com os programas desadequados (APM, 2012; SPIEM, 2012); com falta de recursos tecnológicos; com salas reduzidas para o excessivo número de alunos por turma. Em conformidade com estes desajustes, os alunos tendem a assumir atitudes e comportamentos que vão contra as regras estipuladas pelos estabelecimentos de ensino e, muitas vezes, pelas normas e valores de conduta de cidadania. Em consequência, os resultados escolares não são os esperados, gerando ainda mais revolta e exclusão (Carvalho, 2014; Renca, 2008; Amado, 2001). Analisar metodologias e estratégias pedagógico-didáticas que contribuam para minimizar as atitudes e comportamentos de indisciplina, numa sala de aula, do 1º CEB, de um Agrupamento de escolas do concelho de Gondomar, é o objetivo geral deste estudo. Trata-se de um estudo de caso, com uma abordagem predominantemente qualitativa e descritiva, cujas fontes de recolha de dados comportam, além da observação participante da investigadora; o inquérito por questionário aplicado aos pais e encarregados de educação, aos professores e aos alunos participantes; e a análise documental, em que se analisaram textos escritos pelos alunos acerca da temática em estudo, assim como os resultados escolares obtidos durante o ano do estudo. Os resultados permitem concluir que o Plano de Ação/Estratégias pedagógico didáticas, implementado em colaboração com a família dos alunos envolvidos, surtiu o efeito desejado, ou seja, os alunos não só modificaram as suas atitudes e comportamentos, como os resultados escolares sofreram uma melhoria significativa. Neste sentido, comprova-se que a gestão de sala de aula é fundamental para o sucesso educativo, pelo que todos os professores devem ousar inovar sem receio do não cumprimento dos programas, pois mais importante do que a aquisição do conhecimento é a aquisição de competências para a vida.
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    Centro de formação profissional : qualificação para a vida ativa de jovens e adultos
    (2020) Moreira, Andreia Filipa Castro; Coimbra, Nazaré Trigo, orient.
    O presente estudo visa analisar de que forma o Centro de Formação Profissional (CFP) contribui para a formação e qualificação para a vida ativa de jovens e adultos, a frequentar cursos EFA. De acordo com a revisão da literatura, a formação nos cursos EFA pode ser um instrumento de atualização de saberes e de construção de novo conhecimento, aumentando as qualificações académicas e profissionais de jovens e adultos. A pesquisa concretizou-se num CFP do concelho de Gondomar. Recorreu-se a uma metodologia mista, quantitativa e qualitativa, o que possibilitou a triangulação dos dados. No que respeita à vertente quantitativa, realizou-se um inquérito por questionário a formandos de dois cursos EFA. No que concerne à vertente qualitativa, foi realizada uma entrevista estruturada à Diretora do CFP. Os resultados permitem concluir que os participantes, neste estudo de caso, têm consciência de que é imprescindível a aquisição e melhoria de competências profissionais e, por isso, optam por esta modalidade de formação. A Diretora e os estudantes destacam a importância da relação entre teoria e prática, indo ao encontro das oportunidades de emprego na região. Contudo, e apesar de os programas dos cursos e as metodologias aplicadas pelos formadores potenciarem mais qualificação profissional, alguns estudantes referem que o currículo deve ser reajustado, com reforço da vertente prática e do estágio. Globalmente, o Centro de Formação Profissional contribui para a formação e qualificação, para a vida ativa, de estudantes jovens e adultos, na medida em que os cursos EFA proporcionam uma aproximação direta com o contexto de trabalho, aperfeiçoando competências e capacidades. Por isso, é fundamental que os estudantes invistam em (re)qualificação profissional, tendo por base currículos com referenciais atualizados, estágios profissionais e metodologias ativas, que privilegiem o trabalho prático e colaborativo entre estudantes e formadores.
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    Desafios da formação de professores para a educação inclusiva no curso de pedagogia de uma instituição de ensino superior de Aparecida de Goiânia
    (2021) Freitas, Maria de Fátima Nascimento; Coimbra, Nazaré Trigo, orient.
    O estudo que se apresenta tem por objetivo geral analisar a formação de professores no Curso de Pedagogia de uma Istituição de Ensino Superior de Aparecida de Goiânia, relativamente à Educação Inclusiva, considerando a flexibilidade curricular no processo de ensino e aprendizagem, na perspectiva de estudantes e professores do Curso.Trata-se de um estudo de caso simples, realizado numa Instituição de Ensino Superior. Os resultados da análise evidenciam a apreciação positiva, por parte dos sujeitos participantes, no que se refere à formação para a Educação Inclusiva. Contudo, são referidos aspetos a melhorar, como mais adequação do currículo e da formação profissional, reforço de aulas práticas e estágios especializados e mais diferenciação pedagógica em sala de aula. Comprova-se, ainda, que a formação de professores em Pedagogia é entendida como essencial, face à crescente inclusão de estudantes com deficiência no Ensino Superior, e no entendimento de que a Educação Inclusiva é para todos. Assim sendo, é crucial formar profissionais capacitados para potenciarem a inclusão escolar, envolvendo diretores e coordenadores, docentes e discentes, em prol da inclusão de todos os alunos.
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    Ler e escrever no 1º CEB : implementação de um projeto pluridisciplinar e colaborativo escola-família
    (2020) Rocha, Lígia Carla Vilariça das Neves; Coimbra, Nazaré Trigo, orient.
    Na sociedade atual, um dos fatores para o sucesso pessoal e profissional é a qualidade do processo de ensino e aprendizagem e a formação de crianças e jovens como cidadãos ativos. O aperfeiçoamento de competências de leitura e escrita é fundamental para a aquisição do conhecimento e como fator de inserção social. No entanto, face a alunos nascidos na era digital, em que os telemóveis substituem os livros em suporte de papel, urge implementar estratégias que cativem os alunos para a leitura, na família e na Escola. O objetivo geral deste estudo é, então, averiguar de que forma a concretização de um Projeto pluridisciplinar de leitura e escrita, envolvendo a colaboração Escola-Família, pode aperfeiçoar competências de leitura e escrita e promover melhores resultados escolares, em alunos do 1.º CEB, de uma Escola do distrito do Porto. A abordagem metodológica é predominantemente qualitativa e as fontes e os instrumentos de recolha de dados incluem a observação participante, o inquérito por questionário e a análise de textos e documentos. Desta forma, foram analisados textos dos alunos, a opinião dos pais, o relatório da professora bibliotecária e as avaliações da fluência da leitura e dos resultados trimestrais dos alunos. Os resultados permitem concluir que a realização deste projeto de leitura e escrita, no 1.º CEB, contribuiu para o desenvolvimento de competências linguísticas e, em consequência, para a melhoria dos resultados escolares dos alunos. Assim, um novo desafio se impõe às escolas, no âmbito da Língua Materna: a oferta de um ensino e aprendizagem pluridisciplinar com mais qualidade, tendo por base estratégias, atividades e projetos motivadores, que promovam a literacia e aprendizagens significativas, em trabalho colaborativo escola-família.
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    Mapeamento e caracterização de Gabinetes de mediação de conflitos em escolas do concelho do Porto
    (2020) Carvalho, Rejane Aparecida de; Costa, Elisabete Pinto da, orient.
    A repercussão de eventos violentos, que se manifestam no ambiente escolar, e a necessidade que emergiu do contexto de aprendizagens em dar resposta educativa a esta problemática fez com que se afirmassem novas metodologias de intervenção social, como a mediação de conflitos. Neste contexto têm surgido Gabinetes de Mediação de Conflitos considerados estruturas de pacificação, que têm contribuído para obter bons resultados na gestão de conflitos, assim como na melhoria sócio-pessoal e do clima social escolar. Neste contexto definiu-se como objetivo geral deste estudo: conhecer e compreender a realidade dos Gabinetes de Mediação de Conflitos existentes nas escolas do concelho do Porto. Assim, esta investigação foi realizada tendo em conta o território educativo do concelho do Porto, onde foram identificados quinze agrupamentos de Escolas (AE). Tratase de um estudo qualitativo porque visa compreender a realidade socioeducativa e orgânica dos Gabinetes de Mediação de Conflitos, assim como as suas dinâmicas. Para recolha das informações recorreu-se a dois questionários, sendo que o primeiro, dirigido aos diretores dos AE, serviu para mapear o território com a finalidade de identificar a exitência destas estruturas, e o segundo, dirigido aos coordenadores e mediadores, serviu para caracterizar os Gabinetes de Mediação de Conflitos dos Agrupamentos de Escolas que aceitaram participar no estudo. Constatamos com esta pesquisa que os Gabinetes de Mediação de Conflitos, não sendo idênticos entre os AE, são considerados uma estrutura socioeducativa indispensável para gestão das situações de conflito, e que, apesar de enfrentarem dificuldades para se organizarem e permanecerem nos AE, contam com apoio da direção da(s) escola(s), por serem uma estrutura que realiza boas práticas e obtêm resultados relevantes em termos sociais e educativos.