Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10437/8277
Título: ‘No quarto da Vanda’ e ‘Boca de lixo’ cinema, sociedade, conhecimento
Autores: Cordeiro, Edmundo, orient.
Sepulveda, Yuri de Aguiar Xavier
Palavras-chave: MESTRADO EM ESTUDOS CINEMATOGRÁFICOS
COSTA, PEDRO
COUTINHO, EDUARDO
AUDIOVISUAL
CINEMA
EPISTEMOLOGIA
LINGUAGEM CINEMATOGRÁFICA
AUDIOVISUAL
CINEMA
EPISTEMOLOGY
FILM LANGUAGE
COSTA, PEDRO
COUTINHO, EDUARDO
Data: 2017
Resumo: Essa dissertação faz uma análise comparativa entre o fazer fílmico do cineasta português Pedro Costa em “No quarto da Vanda”, as questões que levaram o realizador para Fontaínhas, o como a região mudou sua forma de ver e falar cinema, unidos com a ideia de mundo, referencias e momento em que vive, e o fazer fílmico do brasileiro Eduardo Coutinho em “Boca de Lixo”, suas ideias sobre cinema, sobre seu posicionamento enquanto realizador e as questões levantadas no Lixão de São Gonçalo. Ao longo da dissertação surge a necessidade de entender o como apesar das varias semelhanças de ideias dos diretores os filmes são tão diferentes; é a partir dessa constatação que entramos na questão da Epistemologia do Sul do sociólogo Boaventura de Sousa Santos; as questões de consolidação de discursos do hemisfério norte – que são as chamadas epistemologias dominantes – e a feita no hemisfério sul, a dita epistemologia do sul. Isto é, nessa dissertação existe um projeto de justificar as diferenças de linguagem e resultados dos diretores a partir do espaço ao qual os realizadores estão inseridos, ou seja, Costa em Portugal – estando, portanto, inserido num espaço de discurso dominante – e Coutinho no Brasil – produzindo o discurso à margem, com uma forma distinta de ver e falar sobre o mundo.
This dissertation makes a comparative analysis between the filmmaking done by the Portuguese filmmaker Pedro Costa in "No quarto da Vanda", the questions that led the director to Fontaínhas, how the region changed his way of seeing and talking cinema, united with the idea of World, references and moment in which he lives, and the filmmaking of brazilian Eduardo Coutinho in "Boca de Lixo", his ideas about cinema, his position as a director and the issues raised in the Garbage of São Gonçalo. Throughout the dissertation comes the need to understand how despite the various similarities of ideas of the directors the films are so different; It is from this observation that we enter into the question of the Southern Epistemology of the sociologist Boaventura de Sousa Santos; The questions of the consolidation of discourses of the northern hemisphere, which are the so-called dominant epistemologies, and that of the Southern Hemisphere, the so-called epistemology of the South. That is, in this dissertation there is a project to justify the language differences and results of the directors from the space to which the directors are inserted; Costa in Portugal - Being, therefore, inserted in a space of dominant discourse - and Coutinho in Brazil - Producing the speech at the margin, with a distinct way of seeing and speaking about the world.
Descrição: Orientação: Edmundo José Neves Cordeiro
URI: http://hdl.handle.net/10437/8277
Aparece nas colecções:Biblioteca - Dissertações de Mestrado
Mestrado em Estudos Cinematográficos

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