IMULP - Posters

URI permanente para esta coleção:

Navegar

Entradas recentes

A mostrar 1 - 3 de 3
  • Item
    Mediação de conflitos: um exercício de cidadania pelos jovens
    (2014) Costa, Elisabete Pinto da
    Nos moldes da filosofia moral e política, os conceitos de cidadão e de cidadania expõem uma forma ideal de viver em sociedade, assumindo-se com um modelo de ser sujeito social, que promove uma determinada forma de sociabilidade a construir (Sacristán, 2002). A cidadania é um marco da Escola, enquanto comunidade educativa. A esta corresponde um papel preponderante na promoção de uma “convivência cidadã” (Juste, 2007). Daí o alarme quando os problemas de conflitualidade, de indisciplina ou de violência aí ocorrem. A mediação na Escola incorpora uma conceção mais ampla que a mera solução pontual de conflitos. Ao apostar na valorização do conflito e na sua reapropriação pelos indivíduos (Pinto da Costa, Almeida & Melo, 2009), numa lógica de socialização dos mesmos (Correia & Caramelo, 2010), a mediação proporciona ao nível interpessoal oportunidade de aprendizagem e crescimento (Jares, 2006; Torrego, 2006) e ao nível social um sentido para o viver em conjunto. Este estudo exploratório insere-se num trabalho de investigação mais amplo sobre projetos de mediação de conflitos em contexto escolar e pretende-se especificamente compreender a atuação e o reconhecimento de um grupo de jovens mediadores no exercício da “convivência cidadã”.
  • Item
    Dispositivo de mediação socioeducativa: educação de alunos em mediação de conflitos em contexto de turma
    (2011) Costa, Elisabete Pinto da
    Partindo das novas teorias sobre o conflito, a mediação advoga a sua apropriação e valorização pelos sujeitos, tornando-o uma oportunidade de crescimento pessoal e social. Nessa medida, a mediação diz respeito uma conceção mais ampla do que a busca de soluções para disputas, sustentando-se, também, como uma estratégia de educação e de transformação na gestão das diferenças e dos diferendos entre indivíduos e/ou grupos. Assim, entre as vantagens da mediação destaca-se o seu pendor educativo que assume particular relevância para as escolas, enquanto espaços privilegiados de aprendizagem e de socialização.
  • Item
    Projecto de mediação escolar Escola Básica 2/3 Prof. Óscar Lopes
    (2009) Costa, Elisabete Pinto da
    A mediação de conflitos em contexto escolar pressupõe um programa estruturado, dinâmico e colectivo de promoção de competências, de comportamentos, de atitudes e valores. Este projecto de mediação surgiu para desenvolver novos recursos e procedimentos que possam contribuir para resolver os conflitos de convivência quotidianos de uma forma positiva. Uma cultura de convivência pacífica não é aquela em que não há conflitos ou se eliminam, mas aquela que se manifesta quando os conflitos se abordam: através do diálogo, da sua gestão positiva e criativa e pela actualização de valores (Torrego, 2006). Modificar as percepções negativas sobre o conflito e promover as habilidades de tratamento e transformação do conflito, tanto nos professores como nos alunos, é um dos desafios prioritários a enfrentar na construção de uma cultura de paz e de aprendizagem a (con)viver (Jares, 2002, 2006). Este projecto visa a criação duma equipa de professores e alunos mediadores, integrados num Gabinete de Mediação de Conflitos ao dispor da comunidade educativa. Está a ser implantado desde Outubro de 2007, e cumpriram-se as duas primeiras etapas.