A mediação para a convivência entre pares: contributos da formação em alunos do Ensino Básico

Miniatura indisponível

Data

2009

Título da revista

ISSN da revista

Título do Volume

Editora

Universidade do Minho

Resumo

A mediação de conflitos em contexto escolar apresenta-se como uma ferramenta educativo-pedagógica que pode proporcionar aos jovens a aquisição de competências relacionais duradouras. Estas competências permitem reforçar a convivialidade e a cooperação dentro da sala de aula e na escola, promovendo o sentimento de melhor integração no meio escolar. Segundo alguns estudos, a mediação apresenta-se, simultaneamente, como uma estratégia de prevenção primária e de prevenção secundária face a fenómenos de conflitualidade, incivilidade e agressividade. Por isso, é de considerar a necessidade de dotar os jovens das competências necessárias para uma intervenção eficaz e positiva ao nível dos conflitos. Além disso, torna-se necessário consciencializá-los de que possuem uma parte do poder de resolução de problemas, assim como a co-responsabilidade pela harmonia social da escola. Tendo por base tais pressupostos, elaborou-se um programa de formação, aplicado a alunos do ensino básico de duas escolas do norte do país. O programa compreendeu temas da mediação de conflitos e foi suportado por uma metodologia teórico-prática adequada à faixa etária. A este programa está associado um processo de investigação quantitativa e qualitativa com o qual se pretendeu avaliar a eficácia da sua aplicação ao nível das competências de mediação de conflito, bem como os diversos parâmetros da formação.

Descrição

Palavras-chave

MEDIAÇÃO DE CONFLITOS, MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA, ESCOLAS, FORMAÇÃO DE COMPETÊNCIAS, ENSINO BÁSICO, PORTUGAL, CONFLICT MEDIATION, PEDAGOGIC MEDIATION, SCHOOLS, SKILLS TRAINING, PRIMARY EDUCATION, PORTUGAL

Citação

Costa, E. Pinto da ; Almeida, L. & Melo, M. (2009). A mediação para a convivência entre pares: contributos da formação em alunos do ensino básico. Actas do X Congresso Internacional Galego-Português. Braga: Universidade do Minho, pp. 165-178.