A mediação escolar nas narrativas de alunos do Ensino Secundário

Miniatura indisponível

Data

2010

Título da revista

ISSN da revista

Título do Volume

Editora

Universidade do Minho

Resumo

A mediação escolar apresenta-se como uma ferramenta educativo-pedagógica através da qual se pode ministrar aos jovens competências relacionais promotoras da cooperação e da sã convivialidade, proporcionando, inclusive, oportunidades para enfrentarem os dilemas morais que se lhes colocam nesta fase de desenvolvimento. Tornase essencial consciencializá-los e, sobretudo, prepará-los para assumirem a coresponsabilidade pela harmonia do seu contexto social. Tendo por base tais pressupostos, promoveu-se uma formação em alunos do ensino secundário de uma escola do norte do país, cujo objectivo principal consistiu em dotá-los de habilidades de mediação de conflitos. Tais alunos foram sendo integrados numa equipa de mediação já em funcionamento na escola. Com este artigo pretende-se apresentar um estudo qualitativo realizado a partir de uma amostra de 10 alunos do ensino secundário, segundo a metodologia da narrativa que permitiu desocultar as representações da mediação de conflitos em torno de três principais temas: a formação em mediação, o processo de mediação e a identidade do jovem mediador. Este trabalho resulta de um processo de investigação e intervenção que obedeceu a um plano sequencial e cujo procedimento básico comum a todos os sujeitos consistiu na realização de sessões de sensibilização, de formação, de mediação e de reuniões de equipa, desenvolvido ao longo de 9 meses.

Descrição

Palavras-chave

MEDIAÇÃO DE CONFLITOS, MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA, ESCOLAS, ENSINO SECUNDÁRIO, ALUNOS, PORTUGAL, CONFLICT MEDIATION, PEDAGOGIC MEDIATION, SCHOOLS, SECONDARY EDUCATION, STUDENTS, PORTUGAL

Citação

Costa, E. Pinto da & Barandela, T. (2010). A mediação escolar na narrativa dos alunos do ensino secundário. Actas do I Seminário Internacional Contributos da Psicologia em Contextos Educativos. Braga: Universidade do Minho, pp. 1354-1368.