Construção e validação de uma escala de competências de mediação de conflitos em jovens (ECMEDJ)

Miniatura indisponível

Data

2011

Título da revista

ISSN da revista

Título do Volume

Editora

Universidade da Corunha

Resumo

A literatura especializada refere que a Mediação de Conflitos, enquanto metodologia de intervenção sócio-educativa, proporciona uma melhoria das competências de gestão pacífica de conflitos que, por sua vez, apoiam a promoção de competências relacionais. No entanto, a avaliação da eficácia de tais programas de intervenção requer a utilização de um instrumento válido e fidedigno que registe a aquisição e desenvolvimento de competências de mediação de conflitos. Assim, após um enquadramento teórico sobre a mediação e a importância das competências de mediação, descreve-se neste artigo, o processo de construção e validação de um instrumento capaz de desempenhar essa função. A construção da escala tipo Likert visou a inclusão de itens relativos a competências da mediação distribuídas por três dimensões psicológicas: dimensão cognitiva, sócio-emocional e relacional. A análise dos itens baseia-se nas respostas de 264 jovens dos 12 aos 20 anos, 148 do género feminino e 116 do género masculino, estudantes de quatro estabelecimentos de ensino, públicos e privados (ensino básico, secundário e universitário), residentes na zona Norte de Portugal. A análise psicométrica revelou uma consistência interna satisfatória (indicador de fiabilidade) assim como uma correlação elevada entre os resultados obtidos na Escala e as experiências reais de envolvimento em conflitos interpessoais (validade de construto e validade relativa a um critério externo). Avaliou-se ainda a estrutura factorial do instrumento, concluindo-se que as dimensões não correspondem a factores.

Descrição

Palavras-chave

MEDIAÇÃO DE CONFLITOS, COMPETÊNCIAS, AVALIAÇÃO, PSICOMETRIA, CONSTRUÇAO DE TESTES PSICOLOGICOS, JOVENS, ECMEDJ, CONFLICT MEDIATION, SKILLS, EVALUATION, PSYCHOMETRICS, CONSTRUCTION OF PSYCHOLOGICAL TESTS, YOUNG PEOPLE, ECMEDJ

Citação

Costa, E. Pinto da ; Melo, M. & Jesus, P. (2011). Construção e validação de uma escala de competências de mediação de conflitos e jovens (ECMEDJ). Actas do XI Congresso Internacional de Psicopedagogia Galego-Português. Corunha. Universidade da Corunha, pp. 4623-4631.