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http://hdl.handle.net/10437/8433
Título: | Avaliação da satisfação dos jovens sobre as sessões de mediação de conflitos |
Autores: | Costa, Elisabete Pinto da Melo, Márcia |
Palavras-chave: | MEDIAÇÃO MEDIAÇÃO DE CONFLITOS CONFLITOS INTERPESSOAIS CRIANÇAS ADOLESCENTES AVALIAÇÃO MEDIATION CONFLICT MEDIATION INTERPERSONAL CONFLICTS CHILDREN ADOLESCENTS EVALUATION |
Editora: | INFAD |
Citação: | Costa, E. Pinto da & Melo, M. (2012). Evaluation of youth´s satisfaction about the conflict mediation sessions. International Journal of Developmental and Educational Psychology. INFAD - Revista de Psicología – Infancia y Adolescencia en un mundo en crisis y cambio, Año XXIV, 1, Vol.1, pp. 375-382. |
Resumo: | Atualmente vivenciam-se comportamentos violentos cada vez mais graves,
chegando mesmo a considerarem-se criminosos. Para uns, é o resultado da mudança das
estruturas sociais, para outros, de razões socioeconómicas várias e, por fim, há quem
procure analisar esta situação pela ausência de habilidades que possibilitem lidar com
situações de conflito de forma positiva/colaborativa. Focalizando-se neste terceiro grupo
de razões, advoga-se uma intervenção direta e incisiva nos sujeitos, especialmente nos
jovens.
Punir apenas não é suficiente, importa perceber os indivíduos criando
condições de aprendizagem no âmbito das habilidades relacionais. Para o efeito,
conseguiu-se conceber estruturas e procedimentos de mediação que permitissem
preencher este vazio, em concreto nas escolas. Mas, se na literatura encontramos
referências a estas estruturas e procedimentos de mediação, deparamo-nos, contudo,
com uma quase total ausência de dados sobre a avaliação das mediações pelos seus
destinatários.
Assim, porque a nossa experiência foi-nos permitindo reconhecer os efeitos das
mediações no incremento de habilidades pessoais e relacionais em prol de melhores
contextos de convivência interpessoal, interessa compreender como os jovens avaliam
as mediações realizadas. O presente estudo pretende analisar esta realidade sob a
perspetiva de 36 jovens que preencheram o questionário de avaliação da satisfação na
participação em sessões de mediação. Currently, we experience increasingly serious violent behaviors, even considered themselves criminals. For some, it is the result of change in social structures, for others, of various social-economic reasons and, finally, there are those who try to analyze this situation by the absence of skills that make it possible to deal with conflict situations in a positive/collaborative way. Focusing in this third group of reasons, it is advocated a direct and incisive intervention on the subjects, especially in young people. Punish just isn't enough, it is important to realize the individuals creating learning conditions within the framework of relational skills. To this end, it has been designed structures and mediation procedures that could fill this gap, in particular in schools. But, if in the literature we find references to these structures and mediation procedures, we are faced, however, with an almost total absence of data on the evaluation of mediations by their users. Thus, because our experience was allowing us to recognize the effects of mediations in personal and relational skills increment in favor of better interpersonal relations contexts, it matters to understand how young people evaluate the mediations performed. This study aims to analyze the reality under the perspective of 36 young people who replied to the questionnaire for assessing satisfaction in participating in mediation sessions. |
URI: | http://hdl.handle.net/10437/8433 |
Aparece nas colecções: | IMULP - Artigos de Revistas Internacionais com Arbitragem Científica |
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