A aula de convivência: um dispositivo de mediação socioeducativa
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Data
2011
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Editora
Universidade da Coruña
Resumo
Da necessidade de se encontrarem respostas educativas diferenciadas e adequadas à diversidade
de alunos a frequentar a escola, surgem projectos e estratégias inovadoras. A adopção da Mediação de
Conflitos em Contexto Escolar faz emergir novas potencialidades de intervenção socioeducativa,
adjudicando novas valências que se podem integrar e articular num projecto mais amplo de melhoria da
convivência na escola, à luz do Modelo Integrado proposto por Torrego (2008). Trata-se de iniciativas
imbuídas do movimento da melhoria da escola numa das suas vertentes: o clima e cultura escolar.
A Aula de Convivência constitui, nesse contexto, mais um passo para o desenvolvimento de
iniciativas específicas para a promoção dos relacionamentos interpessoais entre os diferentes actores
educativos. Esta medida tem por objectivo converter-se numa resposta construtivista para o
encaminhamento de alunos a quem é dada a ordem de saída da sala de aula por situação de indisciplina.
Com este artigo pretende-se apresentar a implementação, funcionamento e alguns resultados
desta medida educativa denominada por “Aula de Convivência” numa escola secundária, com terceiro
ciclo, localizada numa zona semi-urbana do norte de Portugal.
Descrição
Palavras-chave
MEDIAÇÃO DE CONFLITOS, EDUCAÇÃO, ESCOLAS, INTERVENÇÃO PSICOSOCIAL, INTERAÇÃO SOCIAL, PORTUGAL, CONFLICT MEDIATION, EDUCATION, SCHOOLS, PSYCHOSOCIAL INTERVENTION, SOCIAL INTERACTION, PORTUGAL