Processo gerencial em enfermagem: métodos e efetividade

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2016

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Resumo

Esta investigação teve como objetivo analisar as concepções dos licenciados em enfermagem acerca das competências adquiridas em gerenciamento e demandas do cotidiano profissional, na perspectiva de alunos egressos de um curso superior de enfermagem, frente ao elenco de competências previsto nas disciplinas da área de administração, que permeiam o currículo desta instituição. Discute a relevância do preparo do enfermeiro para exercer seu papel no contexto de competências gerenciais, hoje amplamente difundidas como modelo de gestão no atual mundo globalizado e com enormes demandas. A metodologia consistiu em uma abordagem qualitativa, utilizando entrevistas semi estruturadas, com 10 sujeitos (egressos do curso de enfermagem) Para análise dos dados utilizou-se a técnica de Análise do Discurso (AD), que se volta para avaliar os sentidos e as significações da produção do discurso dos sujeitos. Os resultados apontam para uma discrepância entre a teoria aprendida na sala de aula no curso de enfermagem e a prática exercida nos estágios. Os egressos são unânimes em afirmarem que a prática é insuficiente, e compromete as competências profissionais exigidas pela demanda nas práticas diárias nas instituições de saúde onde trabalham.
This research aimed to analyze the conceptions of graduates in nursing about the skills acquired in management and demands of daily work from the perspective of students graduating from a college of nursing across the cast of expected skills in the administration area of the subjects that permeate the curriculum this institution. Discusses the importance of professional preparation to play its role in the context of managerial skills, now widely disseminated as a management model in today's globalized world with its demands. The methodology consisted of a qualitative approach using semi-structured interviews with 10 subjects (nursing program graduates) for data analysis used the discourse analysis technique (AD), which turns to assess the senses and meanings of production of discourse of subjects. The results point to a discrepancy between the theory learned in the classroom in the course of nursing and practice exercised in stages. The graduates are unanimous in stating that the practice is inadequate and undermines the professional skills required by demand in daily practices in health institutions where they work.

Descrição

Orientação: Alcina Manuela de Oliveira Martins

Palavras-chave

MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO, EDUCAÇÃO, ENFERMAGEM, COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS, GESTÃO, FORMAÇÃO EM ENFERMAGEM, EDUCATION, NURSING, PROFESSIONAL SKILLS, MANAGEMENT, NURSING EDUCATION

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