Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10437/8879
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPiteira, Margarida, orient.
dc.contributor.authorSantana, Sóstenes Silva de
dc.date.accessioned2018-06-25T17:33:59Z
dc.date.available2018-06-25T17:33:59Z
dc.date.issued2013
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10437/8879
dc.descriptionOrientação: Margarida Piteira ; co-orientação: Severina Gomes Pereirapt
dc.description.abstractFalar sobre valores os sociais e sobre o papel do secretário executivo, no espaço educacional do ensino superior e da sua formação profissional, são temas muitos complexos; porém, necessários no mundo do trabalho, refletindo a singularidade e a nobreza de uma classe trabalhadora. No contexto atual, diante da era globalizada, as regras nas organizações passaram a ser a mudança comportamental e o comprometimento organizacional, para estimular e avaliar o desempenho do profissional de secretariado executivo. Buscam-se respostas desejáveis, e possíveis, às implicações no comprometimento organizacional. Nas últimas décadas, especial atenção foi dada pelos pesquisadores do comprometimento organizacional aos modelos de conceitualização, e às características e dimensões que diferenciam os padrões estabelecidos. Esta pesquisa objetiva identificar se existe um modelo a ser seguido. Na fundamentação teórica, o trabalho traz como categoria de análise os conceitos de Ribeiro (2005), Dinis e Lemoine (2005), Bastos (2001), dentre outros, que trabalham a linha das relações sociais, interpessoais, comportamento e comprometimento organizacional. Leva-se em conta o contexto cultural e profissional de secretariado executivo, no Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal de Pernambuco. Foi seguida uma abordagem de investigação qualitativa, e os resultados apresentam homogeneidade no que respeita as dimensões da satisfação pessoal e interiorização dos valores, ao nível de desenvolvimento intelectual. As conclusões apresentadas no presente trabalho poderão, futuramente, contribuir para uma melhor compreensão das responsabilidades do cargo e facilitar, sobremaneira, o desenvolvimento de carreiras na estratégia das organizações.pt
dc.description.abstractTalking about social values and the role of the secretariat executive in the educational space in higher education and vocational training, many issues are complex, but necessary in the workplace because they reflect the uniqueness and nobility of a working class. In the current context, given the globalized era, the rules in organizations became the behavioral change and organizational commitment to encourage and evaluate the performance of the professional executive secretarial. We seek answers to the desirable and possible implications for organizational commitment. In recent decades, special attention is given by the researchers of organizational commitment to the models of conceptualization, the characteristics and dimensions that differentiate standards. This research aims to identify whether there is a "role model". In theoretical work as a category of analysis brings the concepts of Ribeiro (2005), Dinis and Lemoine (2005), Bastos (2001), among others working in the face of online social relationships, interpersonal behavior and organizational commitment. We take into account the cultural and professional executive secretariat of the CCSA – UFPE. Following a qualitative approach, the results show consistency regarding the personal satisfaction and the values internalization dimensions, at the level of intellectual development. The findings presented in this work may, in near future, contribute to a better understanding of job responsibilities and facilitate greatly the careers development in organizations strategy.en
dc.formatapplication/pdfen
dc.language.isoporpt
dc.rightsopenAccessen
dc.subjectMESTRADO EM PSICOLOGIA SOCIAL E ORGANIZACIONALpt
dc.subjectPSICOLOGIApt
dc.subjectPSICOLOGIA ORGANIZACIONALpt
dc.subjectCOMPORTAMENTOpt
dc.subjectGLOBALIZAÇÃOpt
dc.subjectENSINO SUPERIORpt
dc.subjectCOMPROMISSO ORGANIZACIONALpt
dc.subjectESTUDOS DE CASOpt
dc.subjectBRASILpt
dc.subjectPSYCHOLOGYen
dc.subjectORGANIZATIONAL PSYCHOLOGYen
dc.subjectBEHAVIOURen
dc.subjectGLOBALIZATIONen
dc.subjectHIGHER EDUCATIONen
dc.subjectORGANIZATIONAL COMMITMENTen
dc.subjectCASE STUDIESen
dc.subjectBRAZILen
dc.subjectASSESSORIApt
dc.subjectADVISERen
dc.titlePapel e percepções sobre a função de secretária executiva no espaço educacional de ensino superior : o caso do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal de Pernambucopt
dc.typemasterThesisen
dc.identifier.tid201486148pt
Aparece nas colecções:Biblioteca - Dissertações de Mestrado
Mestrado em Psicologia Social e Organizacional

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Sóstenes Santana_Dissertacao_MPSO_2013.pdfDissertação de Mestrado1.12 MBAdobe PDFVer/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.