Cunha, Maria Júlia daSousa, Andreia Pinto de2020Cunha, M J D & Sousa, A P D 2020, 'Hogwarts Mystery : a convergência da obra literária no formato de videojogo para a criação de um ciberespaço colaborativo', Paper presented at IPCA - Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, 1/01/20.4a Conferência Internacional de Design e Comunicação Digital,Desde o lançamento do primeiro livro do Harry Potter (1997), vários conteú- dos interativos foram lançados para os fãs. O mais recente trabalho criado para os Potterhead pelo Jam City e Portkey Games foi o videojogo para telemóvel, no forma- do de RPG, Hogwarts Mystery. A partir da análise estética e interativa do videojogo acima citado, esta revisão pretende explanar a experiência do usuário além do jogo, com seus respetivos desmembramentos acerca da cultura da convergência adentro da narrativa transmedia, contextualizado no ciberespaço colaborativo, entendendo a importância de manter a interação social dos participantes, despertando assim uma nova comunidade de consumidores-jogadores como novas possibilidades de criação de videojogos. Palavras-chave: Videojogo; Narrativa transmedia; Cultura da convergência; Hogwarts Mystery; Ciberespaço colaborativo.application/pdfporopenAccessAUDIOVISUALVIDEOJOGOSNARRATIVACIBERESPAÇOAUDIOVISUALVIDEO GAMESNARRATIVECYBERSPACEHogwarts Mystery : a convergência da obra literária no formato de videojogo para a criação de um ciberespaço colaborativoconferenceObject