Gameiro, FátimaFerreira, Paula Isabel MarquesPedro, Ana2022-06-292022-06-292021Gameiro, F., Ferreira, P., & Pedro, A. (2021). Proteção das crianças e jovens em risco em contexto de acolhimento residencial. O projeto D’AR-TE. In Vásquez, M. (Coord.). Luces en el camino: filosofía y ciencias sociales en tiempos de desconcierto. Editorial Dykinson, cap.144, 2866-2888. ISBN 978-84-1377-322-3978-84-1377-322-3http://hdl.handle.net/10437/12940In: Luces en el camino: filosofía y ciencias sociales en tiempos de desconciertoAcolher crianças e jovens em perigo é minimizar o perigo de não se ligarem, de não aprenderem a aprender e de não aprenderem a retirar prazer do desafio que é crescer. Na atualidade, as casas de acolhimento residenciais (CAR) confrontam-se com muitas limitações, logo urge a diferenciação, inovando. O D’AR-TE é um projeto piloto ao nível do modelo de intervenção em CAR, que pretende ser uma resposta inovadora, com integração sistémica de um conjunto de atividades de estimulação que visam o fomento de competências pessoais, de socialização interpessoal e de estímulo das relações. As atividades do D’AR-TE, dirigidas a 24 crianças e jovens em CAR, situam-se em torno de 2 eixos. O eixo “Promover o EU” inclui o Desporto (Judo e Ioga); um espaço de Arte (teatro/curta-metragem, música e expressão corporal/dança) e a Realidade Virtual (criação, desenvolvimento e utilização de ferramentas inovadoras de realidade virtual para promoção de funções executivas). O eixo “Promover o NÓS”, integra atividades grupais, com famílias (eficácia da partilha, comunicação assertiva pais-filhos e estabelecimento de fronteiras educativas) e com pares não institucionalizados (atividades desportivas, artísticas e recreativas que potenciem quebras de ciclos de isolamento relacional e social e diminuam o estigma social da institucionalização). A avaliação será desenvolvida em dois níveis. A nível intra-sujeito, no início e no fim do projeto, centrada em três domínios: comportamental (ocorrência de comportamentos agressivos na CAR e na escola; comportamento alimentar; utilização de psicofármacos, integração em consultas de especialidade; processos tutelares educativos e crime; notas escolares); fisiológico (níveis de cortisol) e cognitivo e emocional (competências individuais, relacionais e académicas; perceção de agressão, de suporte social; de autoconceito, de autoestima, de práticas parentais; avaliação do bebé; avaliação neuropsicológica). O segundo nível será inter-grupos, em que serão comparadas quatro CAR (duas que integram o D’AR-TE e outras duas que se constituirão como grupo de controlo). Pretende-se no final do projeto elaborar um manual de boas práticas e apresentar um modelo passível de ser replicado noutras CAR. PALAVRAS-CHAVE : Acolhimento Residencial; Crianças e Jovens em Perigo; Modelo de Intervençãoapplication/pdfporopenAccessSERVIÇO SOCIALINTERVENÇÃO SOCIALACOLHIMENTO INSTITUCIONALCRIANÇAS EM RISCOJOVENS EM RISCOSOCIAL WORKSOCIAL INTERVENTIONINSTITUTIONAL CARECHILDREN AT RISKYOUNG PEOPLE AT RISKProteção das crianças e jovens em risco em contexto de acolhimento residencial. O projeto D’AR-TEbookPart