Vasconcelos, Maria Constança, orient.Ribeiro, João António Gomes2014-05-092014-05-092013http://hdl.handle.net/10437/4715Orientação : Maria Constança Pignateli de Sousa e VasconcelosEsta investigação teve como objeto de estudo o Ateliê Caderneta de Cromos, do projeto Geração Cool, fruto de uma parceria entre várias instituições do concelho de Almada. Trata--se de um projeto de desenvolvimento social comunitário, multicultural, associado a uma escola. Através de um estudo de caso, pretendeu analisar-se, criticamente, um modelo não formal de práticas ligadas às artes visuais, vocacionado para jovens em risco e mostrar como as aprendizagens desenvolvidas num ateliê de artes visuais contribuem para o processo de inclusão desses jovens. Desenvolveu-se um quadro teórico abrangente, no sentido de sustentar as perguntas iniciais, referenciando questões consideradas pertinentes tais como: visões contemporâneas das realidades multiculturais das periferias urbanas; perspetivas pós-modernistas de ensino artístico, defensoras de uma construção cognitiva; ação dos projetos artísticos de desenvolvimento social e ainda, a importância ética e social dos currículos artísticos atuais. Tendo como referência a hipótese de antagonismo e/ou complementaridade entre o ato pedagógico não formal e o institucional, o estudo procurou estabelecer uma relação entre essa prática e a inclusão, ao identificar e desmontar um roteiro estratégico de aprendizagens. O ato pedagógico no Ateliê mostrou potenciar uma aprendizagem construtiva nas respostas produzidas, sendo também significativa pelo caráter experiencial vivido e cognitiva no sentido em que determina a construção de um significado, assumido como a própria assunção identitária.This investigation had as a study object the Caderneta de Cromos Atelier, of the Geração Coo’ project, product of a partnership between several institutions of the Almada county. It is a communitarian and multicultural social development project, associated with a school. Through a case study, it was sought to critically analyze a non-formal model of practices connected to visual arts, devoted to young people at risk, and show how apprenticeships developed in a visual arts atelier contributed to the inclusion process of these young people. An in-depth theoretical framework was developed in an effort to support the initial questions, referencing questions deemed relevant, such as contemporary visions of the multicultural realities of urban peripheries; post-modern perspectives of art education, advocates of a cognitive construction; the artistic social development projects’ activities and also the ethical and social significance of current art curricula. Having as the reference the hypothesis of antagonism and/or complementarity, between the non-formal pedagogical act and the institutional one, the study sought to establish a relationship between that practice and inclusion, by identifying and disassembling a learning strategic guide. The pedagogical practice in the Atelier showed that it could potentiate a constructive education in the responses produced, also being significant by the experiential nature lived and cognitive in that it determines the construction of significance, assumed as the identity assumption itself.application/pdfporopenAccessENSINO DE ARTES VISUAISVISUAL ARTS TEACHINGJOVENS EM RISCOYOUNG PEOPLE AT RISKMOTIVAÇÃOMOTIVATIONDESENVOLVIMENTO SOCIALSOCIAL DEVELOPMENTMULTICULTURALISMOMULTICULTURALISMMESTRADO EM ENSINO DAS ARTES VISUAIS NO 3.º CICLO DO ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIOAteliê caderneta de cromos : estudo sobre a relação de uma prática artística visual não formal e inclusãomasterThesis201269341