Romão, José EustáquioBenincá, Dirceu2016Romão , J E & Benincá , D 2016 , ' Movimentos sociais e universidade popular : tensões e perspectivas nas relações entre comunidade e academia ' , Revista Lusófona de Educação .1646-401XRevista Lusófona de EducaçãoEste artigo tem como tema as relações entre movimentos sociais populares e a criação, instalação e consolidação de uma universidade em uma região desassistida desse equipamento público. Analisa, com base em dados empíricos, o caso dos movimentos sociais que se desenvolveram no Norte do Rio Grande do Sul, Oeste de Santa Catarina e Sudoeste do Paraná, e que se uniram no “Movimento Pró-Universidade Federal”, para a criação e implantação da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFSS) na Mesorregião Grande Fronteira do Mercosul. A partir de entrevistas com lideranças de movimentos sociais e com dirigentes da universidade em questão e com base em referenciais teóricos da pedagogia crítica, indaga-se se a universidade em tela está se construindo, verdadeiramente, como popular, reinventando essa instituição quase milenar no Ocidente, ou se está se descaracterizando pela tentação das concessões aos modelos clássicos de universidade, aos quais, inicialmente, pretendia ser uma alternativa.This text studies the relationship between popular social movements and the creation, implantation and consolidation of a university in a region that have no public institution like that. It analyses, empirically, the case of those movements that have been developed in the North, and that have gotten together in the “Pro-University Movement”, in order to create and to settle the Universidade Federal da Fronteira Sul – UFSS (South Frontier Federal University), in the Brazilian Mercosul (South-market) Big Frontier Region. Therefore, the study focuses the evolution of relations between the UFSS and those movements that gave it life, confronting the institutional matrix of its original concept and the model that goes on getting concrete in its consolidation. From interview with social movements leaders and with university staff, and based on conceptions Critical Pedagogy, it questions if that university is truly constructing itself as popular, reinventing this almost millennial institution in Western World or if it is mischaracterized itself for the classic models universities temptations, from whom it intended to be alternative.application/pdfporopenAccessEDUCAÇÃOMOVIMENTOS SOCIAISUNIVERSIDADESEMANCIPAÇÃOBRASILUNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SULMUDANÇAS SOCIAISEDUCATIONSOCIAL MOVEMENTSUNIVERSITIESEMANCIPATIONBRAZILSOCIAL CHANGESMovimentos sociais e universidade popular : tensões e perspectivas nas relações entre comunidade e academiaarticle