Almeida, Maria das Graças Andrade Ataíde de, orient.Silva, Paulo Henrique Cavalcanti da2013-07-122013-07-122012http://hdl.handle.net/10437/3837Orientação: Maria das Graças Andrade Ataíde de Almeida ; co-orientação: Manuel Tavares GomesA preocupação central dessa pesquisa foi compreender se dá o ensino da Educação Ambiental na perspectiva da sustentabilidade, no cotidiano da sala de aula no Projovem Urbano na região metropolitana do Recife, Pernambuco, Brasil. A pesquisa foi desenvolvida com 110 alunos de ambos os sexos, de escolas públicas da RMR e matriculados no curso do Projovem e 10 professores que lecionam nesse projeto. Para isso aplicamos o questionário adaptado com os alunos e com os professores utilizamos uma entrevista semi-estruturada. Na realização da Análise dos dados quantitativos utilizamos o Software Package for Social Sciences – SPSS versão 18.0 e na elaboração dos gráficos o Software Microsoft Excel 2007; enquanto a análise dos dados qualitativos foi orientada pela Análise do Discurso – AD. Os resultados demonstram que apesar de A Educação Ambiental e a Sustentabilidade serem um tema recente, já está fazendo parte das salas de aulas objetivando a formação de cidadãos conscientes das suas atitudes para com o meio ambiente. Podemos verificar que ainda faz necessário o investimento cada vez mais na educação para que possamos formar cada vez mais cidadãos a fim de mantermos uma relação harmoniosa entre o homem e a natureza, possibilitando com isso um ambiente sustentável para a presente e futuras gerações. Com base na pesquisa, podemos verificar que ainda é pouco o investimento em palestras, reuniões e eventos voltados para os professores, para que os mesmo possuam mais conhecimento para aplicar de melhor forma de acordo com a necessidade da comunidade em que a escola está inserida com o intuito de promover sempre a EA e a sustentabilidade, além de proporcionar um melhor ambiente para a comunidade, com a minimização dos problemas enfrentados pelos mesmos, como é a questão do lixo, que não é apenas uma questão ambiental, mas também de saúde, já que o mesmo pode transmitir várias doenças através dos insetos, roedores e outros.The central concern of this research was to understand if is possible the learning of Environment Education in the view of sustainability, in everyday classroom of Projovem Urbano at Recife and neighbours towns, Pernambuco. The research was developed with 110 students, male and female, from public schools of RMR who study at the project Projovem and 10 teachers who work on it. It was applied a questionnaire, an interview semi-structured with teachers and students. To analyze the quantifiers information’s it was used the software called Package for Social Sciences - SPSS version 18.0 and to formulation some graphics it was used Microsoft Excel 2007; while the qualitative data was ordered by Discourse Analysis – DA. This results show us that Environment Education and Sustainability are increasing and this new view has been using by teaches to develop conscious citizens activities to the environment. But, some amounting of money as educational investment is necessary to form more citizens interested in harmonious relationship between men and nature, allowing with this a sustainable atmosphere to us and the others generations. Lectures, meetings and other events to teachers need more investments, the teachers’ knowledge would be apply according to community needs where the schools are located and always in order to promote the EE (Environment Education) and Sustainability. Including a better environment to the community, decreasing some problems as rubbish, this is a health case because it causes damage whereas insects, rats and others pass on diseases.application/pdfporopenAccessEDUCAÇÃOEDUCAÇÃO AMBIENTALSUSTENTABILIDADECIDADANIAEDUCATIONENVIRONMENTAL EDUCATIONSUSTAINABILITYCITIZENSHIPMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃOBRASILBRAZILEducação ambiental na perspectiva da sustentabilidade no ambiente do projovem urbanomasterThesis