Araújo, InêsSantos, CarlosPedro, LuísBatista, João2018Araújo, I, Santos, C, Pedro, L & Batista, J 2018, 'Crachás: efeitos potenciais na dinâmica de comunidades online', Revista Lusófona de Educação.1646-401XRevista Lusófona de EducaçãoOs MOOC são muitas vezes motores para o desenvolvimento de comunidades online, mas nem sempre é uma tarefa fácil envolver os participantes em interações significativas entre si. É frequente, neste contexto, o recurso a estratégias de gamificação para motivar os participantes e diminuir as desistências. Num MOOC intitulado “Crachás: como usar?” e destinado a professores e formadores, recorreu-se a uma ferramenta de apoio (endorsement) de crachás entre membros. A tarefa sugerida teve como intuito proporcionar uma experiência com Crachás aos participantes, mas também promover a interação entre estes. Através da leitura das apresentações individuais, cada participante deveria apoiar um dos crachás disponíveis, sendo atribuído o crachá com mais apoios. Esta ação desencadeou um grande número de interações que pretendemos analisar neste artigo. Inicialmente ocorreram interações de um para todos os membros como as publicações no grupo, para depois aumentarem as interações de um para um ou vários, como os comentários e o apoio de crachás, que exigem um esforço mais significativo por parte dos utilizadores. Os valores obtidos indicam que o recurso a crachás desinibiu a participação dos membros e que estes reconheceram a atividade como divertida, no entanto consideramos que são necessários mais estudos que validem esta abordagem.MOOCs often trigger the development of online communities, however it is usually difficult to engage participants in meaningful interactions with each other. Often, in this context, the use of gamification strategies motivates participants and decrease potential withdrawals. In a MOOC entitled “Badges: how to use?” targeted to teachers and trainers, a tool to endorse badges between members was used. The aim of the suggested task was to provide an experience with Badges to the participants, but also to promote the interaction between them. Through the reading of the individual presentations each participant should support one of the available badges, being awarded the badge with more support. This action has triggered a large number of interactions that are analyzed in this article. Initially one-to-many interactions like group posts occurred, and then we verified a growing number of one-to-one interactions such as comments and endorsement for badges that required a lot more effort. We found that the use of badges disinhibited the participation of members and that they recognized the activity as fun. However, more studies are needed to validate this approach.application/pdfporopenAccessREDES SOCIAISGAMIFICAÇÃOEDUCAÇÃOMOOCENSINO À DISTÂNCIATECNOLOGIAS EDUCACIONAISWEB 2.0COMUNICAÇÃO VIRTUALVIRTUAL COMMUNICATIONSOCIAL NETWORKSGAMIFICATIONEDUCATIONDISTANCE LEARNINGEDUCATIONAL TECHNOLOGIESCrachás: efeitos potenciais na dinâmica de comunidades onlinearticlehttps://www.scopus.com/pages/publications/85064658403