Lima, Licínio C.2012-03-152012-03-1520101646-401Xhttp://hdl.handle.net/10437/1779Revista Lusófona de EducaçãoOs discursos apologéticos acerca das todopoderosas aprendizagem e educação ao longo da vida são reproduzidos em vários documentos de política da União Europeia e de outras agências internacionais. O seu foco é a adaptação funcional dos aprendentes individuais à empregabilidade, flexibilidade e competitividade económica, no quadro da “sociedade da aprendizagem” e da “economia do conhecimento”. Depois de analisar o racional da aprendizagem ao longo da vida, orientada para a aquisição de qualificações e habilidades, o autor conclui que os seus principais argumentos e as suas críticas contra a pedagogia moderna são frequentemente baseados em assunções pedagogistas, de carácter economicista, e em crenças exageradas no poder da educação e da aprendizagem.Speeches apologetic about the all-powerful learning and education throughout life are reproduced and replayed in various policy documents of the European Union and other international agencies. Its focus is the functional adaptation to individual learners’ employability, fl exibility and economic competitiveness in the context of “learning society” and “knowledge economy”. After analyzing the rationale of lifelong learning, geared to the acquisition of skills and abilities, the author concludes that its main arguments and criticisms against the modern pedagogy are often based on assumptions pedagogies, whether economistic, and exaggerated beliefs in the power of education and learningapplication/pdfporopenAccessEDUCAÇÃOAPRENDIZAGEM AO LONGO DA VIDAEDUCATIONLIFELONG LEARNINGAPRENDIZAGEMLEARNINGPEDAGOGIAPEDAGOGYCOMPETITIVIDADE ECONÓMICAECONOMIC COMPETITIVENESSQUALIFICAÇÃO PROFISSIONALPROFESSIONAL QUALIFICATIONA Educação faz tudo? Crítica ao pedagogismo na “sociedade da aprendizagem”article