Brazón Hernández, Mariela2017-06-122017-06-1220171646-3714http://hdl.handle.net/10437/8084Cadernos de SociomuseologiaEste artigo aborda duas questões centrais no estudo da obra do artista cinético latino-americano Jesús Soto (1923-2005): o uso de métodos combinatórios para gerar novos esquemas de estruturação da imagem, renunciando aos conceitos tradicionais de harmonia e composição, e a incorporação de elementos aleatórios na configuração das obras, com o intuito de multiplicar ad infinitum as possibilidades de performance das mesmas. A análise da produção do artista permitiu reconhecer a repetição, a permutação e a liberdade de ação como ideias fundamentais no processo de configuração formal e conceitual das obras. Assim, fruidor e obra artística agem como uma unidade cujo dinamismo é apenas uma parcela de um domínio físico mais extenso.This paper deals with two key issues in the study of the work of kinetic Latin-American artist Jesús Soto (1923-2005): the use of combinatorial methods to generate new schemes for structuring the image, renouncing to traditional concepts of harmony and composition, and the incorporation of random elements in the configuration of his works, with the purpose of multiplying ad infinitum the possibilities of their performance. The analysis of the artist production allowed us to recognize the repetition, the permutation and the freedom of action as fundamental ideas in the process of formal and conceptual configuration of his works. In this way, spectator and work of art act as a unit whose dynamism is only a portion of a much broader physical domain.application/pdfporopenAccessMUSEOLOGIAMUSEOLOGYARTEARTSOTO, JESÚSAtingindo o infinito: combinatória e aleatoriedade na obra de Jesús Sotoarticle