Fachada, Nuno2020-05-252020-05-252020-05Fachada, N. (2020). Desafios no ensino da programação a alunos de Videojogos. In Atas do 1.º SEVj - Seminário Sobre Ensino de Videojogos. Coimbra, Portugal, Set. 2019 (pp. 59-73). Sociedade Portuguesa de Ciências dos Videojogos.978-989-54606-0-1http://hdl.handle.net/10437/10188Atas do 1.º SEVj - Seminário Sobre Ensino de VideojogosAs unidades curriculares (UCs) de programação num curso de Videojogos devem ter dois objetivos: 1) um objetivo mais geral, que consiste em fornecer aos alunos as bases que lhes permitam assimilar conceitos gerais de programação, matemática e física, bem como desenvolver o seu pensamento lógico e algorítmico; e, 2) um objetivo mais específico, que consiste na aprendizagem das ferramentas e conceitos concretos que permitam aos alunos trabalhar de forma fluída no game engine de eleição do curso. Este último objetivo enquadra as UCs de programação numa lógica top-down, pois a seleção do game engine guia a forma como os respetivos programas são preparados. Dentro desta perspetiva, as UCs de Programação devem alimentar e ter em vista possíveis colaborações com as restantes UCs, em especial as de game development puro. De forma transversal, os exemplos de aula e projetos de avaliação devem estar devidamente adaptados aos alunos em questão, de modo a tornar a exposição das matérias o mais apelativa possível. Neste documento discutiremos a forma como estes desafios estão a ser abordados na Licenciatura em Videojogos da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.application/pdfporopenAccessPROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORESCOMPUTER PROGRAMMINGVIDEOJOGOSVIDEO GAMESENSINO DA INFORMÁTICACOMPUTER SCIENCE TEACHINGENSINOTEACHINGDesafios no Ensino de Programação a Alunos de VideojogosconferenceObject