Tavares, Manuel, orient.Souza, Maria Natividade Moura de2015-01-092015-01-092013http://hdl.handle.net/10437/5905Orientação: Manuel Tavares Gomes ; co-orientação: Óscar de SousaA presente dissertação é resultado de uma pesquisa quanti-qualitativa descritiva desenvolvida junto a duas pré-escolas da rede municipal de ensino, localizadas nas zonas norte e leste da cidade de Teresina. O objetivo desse estudo foi analisar o processo de organização articulado à operacionalização do currículo nas pré-escolas da cidade de Teresina – PI. A fundamentação teórica se valeu das contribuições no campo da Educação Infantil, tomamos como referencial os estudos dos autores: KRAMER (2004), ARCE (2007), NICOLAU (2004), OLIVEIRA (2004), dentre outros. No embasamento acerca dos fundamentos teóricos e históricos do currículo recorremos aos seguintes autores: SACRISTÁN (2000), MOREIRA (2006), BIANCHI (2001), APPLE (1982), NÓVOA (1995), entre vários outros estudiosos que discutem a questão do currículo e práticas pedagógicas. Na produção desse trabalho, adotamos como procedimentos metodológicos para a coleta dos dados, a criação de um diário de campo, aplicação de questionário e de entrevista reflexiva semi-estruturada. Os dados foram analisados e articulados ao referencial teórico numa perspectiva dialética. A dissertação estrutura-se em três capítulos: no capítulo 1, apresenta os percursos e referenciais teóricos, seguindo para o capítulo 2, que apresenta os aspectos metodológicos da pesquisa, e o capítulo 3, onde apresentamos os resultados e discussões do estudo, além da introdução, das considerações finais e, as referencias bibliográficas. Constatamos nesta pesquisa que as pré-escolas necessitam de práticas cada vez mais consistentes e significativas como caminhos de construção de saberes necessários ao desenvolvimento integral de seus alunos. Portanto, ao concluirmos este estudo todos os objetivos foram alcançados e que as representações sociais na educação infantil, partilhadas por professoras que atuam nas pré-escolas da rede municipal de Teresina, são de que uma escola de qualidade deve ter professores bem preparados e compromissados, contando com uma boa qualificação e condições favoráveis.This dissertation is the result of a quantitative and qualitative descriptive research developed from two preschools in the municipal education located in areas north and east of the city of Teresina. The aim of this study was to analyze the process of organizing the operationalization articulated curriculum for pre-schools in the city of Teresina - PI. The theoretical availed himself of contributions in the field of early childhood education, we take as reference studies the authors: KRÄMER (2004), ARCE (2007), NICOLAU (2004), OLIVEIRA (2004), among others. In the basement about the historical foundations curriculum appealed for the following authors: SACRISTÁN (2000), MOREIRA (2006), BIANCHI (2001), APPLE (1982), NÓVOA (1995), among several other scholars who discuss the issue of curriculum and practices teaching. In producing this work, we adopted as instruments for data collection, creating a field diary, questionnaires and semi-structured reflective interview. Data were analyzed and articulated the theoretical perspective dialectic. The dissertation is divided into three chapters: Chapter 1, introduces the theoretical framework followed for Chapter 2, which presents the methodological aspects of the research, and Chapter 3, where we present the results and discussions of the study, besides the introduction of and closing remarks, the bibliographic references. Found in this research that preschools need practices increasingly consistent and meaningful ways as building knowledge required to complete development of their students. So to conclude this study all objectives were achieved and that social representations in early childhood education, shared by teachers working in pre-schools in the city of Teresina, is that a quality school teachers must be well prepared and committed, counting on a good qualifying and favorable conditions.application/pdfporopenAccessEDUCAÇÃOMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃOEDUCAÇÃO INFANTILPRÁTICAS PEDAGÓGICASCURRÍCULOS ESCOLARESQUALIDADE DO ENSINOBRASILBRAZILTERESINAEDUCATIONCHILD EDUCATIONPEDAGOGICAL PRACTICESSCHOOL CURRICULATEACHING QUALITYEducação Infantil: Processo de organização articulado à operacionalização do Currículo nas Pré-Escolas da Rede Municipal de Ensino da Cidade de Teresina – PImasterThesis201485281