Bachettini, Andrea LacerdaMontone, Annelise CostaNunes, Magda Villanova2023Bachettini , A L , Montone , A C & Nunes , M V 2023 , ' Reservas técnicas do curso de conservação e restauração de bens culturais móveis da Universidade Federal de Pelotas e Museu de Telecomunicações : espaços de colaboração técnica entre acervos de instituições de Ensino Superior ' , Cadernos de Sociomuseologia .1646-3714Cadernos de SociomuseologiaO presente artigo trata da execução de colaboração técnica entre o Instituto Federal de Ciências e Tecnologia do Rio Grande do Sul e a Universidade Federal de Pelotas (UFPel), através do desenvolvimento do projeto intitulado “Gestão de Reservas: Atuação do curso de Conservação e Restauração da UFPel junto às instituições Públicas e Privadas”. Reconhecendo a importância do patrimônio científico, tecnológico e industrial que constituem os acervos de instituições de ensino superior e procurando delimitar as possíveis ações da Conservação e Restauração, no sentido de contribuir à construção do pensamento crítico e reflexão da comunidade acadêmica acerca do papel social de acervos das instituições de ensino, o projeto tem no seu escopo a reorganização e a elaboração de um instrumento de busca na forma de banco de dados das peças depositadas nas reservas técnicas do Museu das Telecomunicações e do Curso de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis, que servirá de modelo de acesso e socialização desses acervos para outras instituições e a comunidade em geral. Palavras chaves: Reservas Técnicas Universitárias; Colaboração Técnica; Patrimônio Tecnológico; Patrimônio Científico. Patrimônio Industrial.application/pdfporopenAccessMUSEOLOGIASOCIOMUSEOLOGIAPATRIMÓNIOCONSERVAÇÃO DO PATRIMÓNIOPRESERVAÇÃO DO PATRIMÓNIOCURSOS DE FORMAÇÃOBRASILMUSEOLOGYSOCIOMUSEOLOGYHERITAGEHERITAGE CONSERVATIONHERITAGE PRESERVATIONTRAINING COURSESBRAZILReservas técnicas do curso de conservação e restauração de bens culturais móveis da Universidade Federal de Pelotas e Museu de Telecomunicações : espaços de colaboração técnica entre acervos de instituições de Ensino Superiorarticle