Antunes, Roque Rodrigues, orient.Amado, Maria Irene Gonçalves Pires2013-03-152013-03-152012http://hdl.handle.net/10437/3282Orientação: Roque Rodrigues AntunesSabemos que é urgente mudar o paradigma de supervisão e ambiciona-se a edificação de uma nova cultura supervisiva, para que esta passe a ser entendida como um modo de viver a educação. Sustentando-se nesse princípio, este trabalho aspira dar resposta à questão: como ajudar a alterar a perceção que os professores do agrupamento a que pertenço têm de supervisão e da função do supervisor? Para o fazer, elaborei um projeto de intervenção a implementar no meu agrupamento de escolas, que pretende a construção coletiva e colaborativa de saberes e práticas, com base na reflexão na e sobre a ação; na investigação; no estabelecimento de inter-relações saudáveis e produtivas; no encorajamento de atitudes positivas; e no trabalho colaborativo, constituindo, dessa forma, um incentivo à democracia. Dado que é uma realidade que “a nossa obsessão pelo ensino e instrução roubou ao indivíduo a consciência de que uma das suas características genéticas mais importantes é precisamente essa extraordinária capacidade para o autodesenvolvimento, crescimento intelectual e aprendizagem autodirigida” (Whitaker, 1999, p. 62), o seu percurso é delineado tendo como base que o professor é, primeiro que tudo, uma «pessoa». Assim sendo, e porque todos estamos em aprendizagem constante, depreende-se que o mesmo poderá ir sofrendo alterações, visando a identificação de aspetos nos quais poderemos melhorar ou complementar a nossa pessoalidade e profissionalidade, e respeitando a personalidade dos envolvidos. O projeto, concebido com base na caracterização do contexto onde irá ser aplicado, será desenvolvido mediante a concretização de ações que pretendem levar, gradualmente, ao desenvolvimento de atitudes, posturas e experiências que valorizem a autonomia, alterem perspetivas e pré conceitos, e conduzam à (auto) supervisão. Partirá de uma sensibilização inicial para a importância e necessidade da supervisão educativa e prevê todo um conjunto de atividades (sessões de esclarecimento; trabalho interpares; pesquisa e investigação-ação; encontros formais e informais para partilha de experiências e reflexão; criação de materiais e planos de ação; avaliações intermédias e final), que visam a elucidação teórico-prática das potências da supervisão, do papel do supervisor e ainda o desenvolvimento pessoal e profissional dos professores.We know that is urgent to change the paradigm of supervision and we crave to build a new supervised culture, so that this becomes to be understood as a way to live education. Based on this principle, the present work aspires to answer the following question: how can I help to change the perception that the teachers of this school group have of supervision and the supervisor’s role? In order to do it, I drew an intervention project up with the purpose to be put in practice in my school group, that claims for a collective and collaborative construction of knowledge and practices, based on the reflexion on and about the action; based on investigation; setting healthy and productive relationships up; based on the encouragement of positive thinking; and on the collaborative work, pointing, in this way, to an incentive to democracy. It is known that “our obsession for teaching and education took away from the person the conscience that one of his most important genetic characteristics is precisely that extraordinary ability of self development, intellectual growth, and self directed learning” (Whitaker, 1999, p.62), his way is outlined according to that the teacher is, firstly, a «person». Therefore, and because we are always learning, it is understood that the same can be changed, aiming to the identification of aspects which can improve or complement our personality and profissionality, and respecting the personality of those who are involved. The project, written on base of the characterization of the context where it will be put in practice, will be developed according to the concretization of actions that aim, step by step, to the development of attitudes, postures and experiences that worth autonomy, change perspectives and self made ideas, and lead to (self) supervision. It will start from a first influence towards the importance and the need of educative supervision and foresee a whole group of activities (explanation sessions, work between peers; search and work investigation-action; formal and informal meetings to share experiences and to reflect; build materials and action plans; middle and final term evaluations), that aim for a theoretical-practice clarification of the supervision’s abilities, supervisor’s role and teachers’ individual and professional development.application/pdfporopenAccessEDUCAÇÃOSUPERVISÃO PEDAGÓGICADESENVOLVIMENTO PROFISSIONALMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ÁREA DE ESPECIALIZAÇÃO EM SUPERVISÃO PEDAGÓGICA E FORMAÇÃO DE FORMADORESDESENVOLVIMENTO PESSOALEDUCATIONPEDAGOGICAL SUPERVISIONPROFESSIONAL DEVELOPMENTPERSONAL DEVELOPMENTO supervisor como mediador do desenvolvimento pessoal e profissional dos professoresmasterThesis