Mateus, Nuno, orient.Espada, Cláudia Sofia Fernandes2012-02-132012-02-132011http://hdl.handle.net/10437/1671Orientação: Nuno MateusO presente estudo pretendeu explorar as Atitudes (formas de intervenção e estratégias de sala de aula) dos Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico, de um Colégio Particular e de uma Escola Pública englobadas num mesmo Agrupamento de Escolas em relação a crianças com PHDA. Este estudo tem carácter sobretudo exploratório (descritivo) como uma análise quantitativa, qualitativa e correlacional dos resultados. O instrumento de pesquisa utilizado para servir de instrumento de recolha de dados constou de um questionário por inquérito. De um total de N=60 inquéritos distribuídos, foram recebidos N=53, os quais foram sujeitos a tratamento estatístico. Os resultados mostram que os participantes demonstram ter conhecimento sobre a PHDA e no que diz respieto às atitudes bem como às estratégias a utilizar. Porém, estes revelaram utilizar diversas estratégias no seu quotidiano de trabalho com estas crianças.This study aimed to explore attitudes (means of intervention and strategies in the classroom) of 1. No Primary School, a private college and a public school engulfed in the same grouping of schools for children with ADHD. This study is predominantly exploratory nature (descriptive) and quantitative analysis, qualitative and correlational results. The survey instrument used to serve as an instrument of data collection consisted of a questionnaire survey. Of a total of N = 60 distributed surveys were received N = 53, which were subjected to statistical analysis. The results show that participants are aware of ADHD, as far respieto attitudes and coping strategies to use, they use various strategies revealed in their daily work with these children.application/pdfporopenAccessEDUCAÇÃOEDUCAÇÃO ESPECIALHIPERATIVIDADE INFANTILDÉFICE DE ATENÇÃOPROFESSORESMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ESPECIALIDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E DOMÍNIO COGNITIVO E MOTORDISTÚRBIO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADEEDUCAÇÃO INCLUSIVAEDUCATIONSPECIAL EDUCATIONCHILD HYPERACTIVITYATTENTION DEFICITTEACHERSATTENTION DEFICIT HYPERACTIVITY DISORDERINCLUSIVE EDUCATIONAtitude dos Professores do 1.º Ciclo face à Inclusão de alunos com Perturbação de Hiperactividade e Défice de Atenção (PHDA)masterThesis