Dias, Damasceno, orient.Oliveira, Camila Teles de2018-01-262018-01-262017http://hdl.handle.net/10437/8472Orientação: Damasceno DiasEsta investigação consiste em uma análise realizada entre Junho de 2015 e Novembro de 2016 sobre práticas de gestão empresarial com foco na inteligência emocional e no feedback. Os estudos mais recentes sobre a inteligência emocional apontam que líderes de excelência atuam e comunicam-se embasados nas competências da inteligência emocional, competências fundamentais para uma gestão eficaz. A partir desse ponto coloca-se em evidência as características institucionalizadas da comunicação interna, mais especificamente o feedback, como ferramenta para uma gestão eficiente. Tencionou-se, portanto, perceber o impacto da forma como os líderes atuam e se comunicam em relação aos colaboradores e as possibilidades de otimização dos resultados organizacionais a partir do uso do feedback. Para tanto, foram feitas entrevistas com vinte e nove colaboradores e onze lideranças do Hotel InterContinental Lisboa, em Portugal, amostra essa escolhida dento do Universo da Rede IHG InterContinental Hotels Group. As análises possibilitaram o reconhecimento da utilização do feedback como ferramenta de gestão que legitima a influência das emoções no desempenho dos colaboradores e do próprio líder.This work is a research held between July of 2015 and November of 2016 about practices of business management in which the main focus relies on emotional intelligence and the uses of feedback. Current studies about emotional intelligence have pointed out that high-end leaders act and communicate based on emotional intelligence skills which are seen as primordial for the efficacy of the business management as a whole. Taking these considerations into account this study highlights the main aspects of organizational communication paying particular attention to feedback as an important tool for an effective management. The main objective of this research is to identify the impacts of the way leaders act and communicate with employees and co workers and the possibilities of the results improvement through feedback. The methodology employed was an exploratory field work held in the Hotel InterContinental Lisboa that includes observation and interviews with twenty-nine employees and eleven leaders. Through the analysis of the material collected was possible to verify the use of feedback as a management tool that legitimates the influence of the emotions over the employee’s and leader’s performances.application/pdfporopenAccessMESTRADO EM COMUNICAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕESCOMUNICAÇÃO ORGANIZACIONALFEEDBACKINTELIGÊNCIA EMOCIONALGESTÃO ORGANIZACIONALCOMMUNICATIONORGANIZATIONAL COMMUNICATIONFEEDBACKEMOTIONAL INTELLIGENCEORGANIZATIONAL MANAGEMENTCOMUNICAÇÃOA importância do feedback associado à inteligência emocional em contextos organizacionaismasterThesis201818183