Cachapa, Possidónio, orient.Rebola, Amélia Katya Adriano Figueiredo2018-12-062018-12-062018http://hdl.handle.net/10437/9199Orientação: Possidónio José Rosado CachapaUma visão de “Os Prisioneiros” e a sua relação com o “drama” em “Douglas Sirk”. Mais concretamente, com uma das suas maiores adaptações ao cinema. Com efeito, outras mais adaptações do cineasta igualmente notáveis serão aqui referidas. Segue-se a comparação da primeira adaptação com a parte prática do projecto em questão — que é igualmente uma adaptação —, cuja narrativa é toda uma reflexão sobre a “servidão involuntária” (e por vezes voluntária) das personagens no que concerne ao “Amor”. Dá-se sem dúvida a evidência naturalmente inerente a “poesia” de “Safo” ― influência fulcral na concepção desta longa-metragem ―, mas dá-se igualmente a introdução da mesma no final do filme servindo assim de “reflexão”. Por fim, a conclusão global focada nos elementos do drama/melodrama presentes (ou não) nos dois filmes encerrará todo um projecto.A vision of "Os Prisioneiros" and their relationship to the "drama" in "Douglas Sirk". More concretely, with one of his biggest adaptations to the cinema. In fact, other equally remarkable adaptations by the filmmaker will be referred here. This is followed by a comparison of the first adaptation with the practical part of the project in question, which is also an adaptation, whose narrative is a reflection on the "involuntary servitude” (and sometimes voluntary) of the characters in what concerns " Love ". There is undoubtedly the evidence inherent in "Safo" "poetry" ― a key influence in the conception of this feature film ― but it is also introduced at the end of the film, thus serving as a "reflection". Finally, the global conclusion focused on the elements of drama/melodrama present (or not) in the two films will conclude an entire projectapplication/pdfporopenAccessMESTRADO EM ESTUDOS CINEMATOGRÁFICOSAUDIOVISUALCINEMADRAMAAUDIOVISUALCINEMADRAMASIRK, DOUGLASOs prisioneiros e o drama em Douglas SirkmasterThesis202040810