Silva, Jorge Ubiracy Barbosa da, orient.Almeida, Myrian Filomena Rodrigues de2014-05-142014-05-142013http://hdl.handle.net/10437/4742Orientação: Jorge Ubiracy Barbosa da Silva ; co-orientação: Óscar Conceição de SousaO nosso estudo propôs analisar os significados atribuidos pelos servidores que integraram o Programa de Educação Básica (PEB), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Através dos relatos de servidores e gestores, se propõe o impacto que a frequência do Programa de Educação Básica teve junto dos mesmos, no âmbito pessoal, social e profissional. Pretende igualmente verificar se as expectativas iniciais ficaram satisfeitas. Para tanto, a investigação fez um percurso de pesquisa teórica de levantamento de opiniões junto dos intervenientes. As teorias fundamentaram-se em referenciais que reconhecem os esforços realizados na EJA, como os investimentos e avanços que diminuiram o analfabetismo no Brasil. Para tanto, a investigação fez um percurso metodológico em bases teóricas e práticas. As teorias são elucidadas em literaturas que reconhecem os esforços realizados na EJA, como os investimentos e avanços que diminuíram o analfabetismo no Brasil. Na prática, o trajeto estrutura-se em um estudo qualitativo, exploratório indutivo, com análise interpretativa de 60 servidores e 12 gestores, através de questionários com perguntas abertas, e aplicados em entrevistas realizadas pela pesquisadora. Como resultados, a pesquisa aponta que a escolarização do PEB produziu significados substantivos, para os servidores, ambiente coletivo e profissão, contribuindo sobremaneira para o exercício da cidadania. Como reflexões conclusivas, mas não definitivas, a produção dissertativa fortalece a EJA, reconhece sujeitos e favorece a prática educativa, ao elucidar ações concretas de escolarização, com propostas de novos olhares para o campo da educação.Our study proposed to analyze the meanings assigned by the servers that were a part of the Basic Education Program (PEB) of the Federal University of Rio Grande do Norte (UFRN). Through the reports of servers and managers, it suggests a verification of what impact attending the Basic Education Program had on them, on a personal, social and professional level. It also proposes to verify whether the initial expectations were met. To that purpose, the investigation followed a path of theoretical research via the gathering of opinions among the participants. The theories were grounded on referencials which recognize the efforts made by the EJA, such as the investments and advances that decreased illiteracy in Brazil. In practice, its structure is based on a qualitative, exploratory inductive study, with subjective analysis of 60 servers and 12 managers, using questionnaires with open questions, and on interviews conducted by the researcher. As a result, the research points out that the education of the PEB produced significant meaning to the servers, collective environment and profession, contributing greatly to the exercise of citizenship. As interim reflections, the essay strengthens the EJA, recognizes individuals and promotes educational practice, to clarify concrete school actions, with proposals for new approaches in the field of education.application/pdfporopenAccessEDUCAÇÃOEDUCAÇÃO DE JOVENSEDUCAÇÃO DE ADULTOSESCOLARIZAÇÃOBRASILUFRNEDUCATIONADULT EDUCATIONYOUTH EDUCATIONSCHOOLINGBRAZILMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃOA Educação de Jovens e Adultos sob o olhar do educando: significados da escolização para alunos/servidores da UFRNmasterThesis201252902