Serrazina, Pedro, orient.Lopes, Beatriz Vieira2022-02-142022-02-142021http://hdl.handle.net/10437/12660Orientação: Pedro Miguel Serrazina Picado MagalhãesEste trabalho de projeto tem como objetivo cruzar o conhecimento teórico nas áreas de ecocinema e pré-trauma climático, com referências práticas que representam mundos distópicos e usam o conceito de ‘hauntology’, para contextualizar e refletir sobre a execução de uma curta-metragem de animação que tem como objetivo a transmissão de uma mensagem ecológica. Com este trabalho pretendo perceber se é possível criar uma utopia ecológica, privilegiando um ponto de vista geocêntrico, num futuro distópico, com resultados práticos na transmissão de uma mensagem ecológica. Depois de uma análise retrospetiva de todo o processo de desenvolvimento da curta metragem realizada, desde a sua idealização até à sua produção, comparando com outros projetos e características propostas pelo ecocinema e pelo pré-trauma climático, de forma a perceber em que categorias posso inserir o meu filme, com argumentos válidos que o justifiquem. Deste modo, finalizo este trabalho com a noção de que apesar dos eco-críticos idealizarem uma representação cinematográfica de uma utopia ecológica, há sempre contradições numa ideologia, logo mesmo que o final do meu filme não ofereça um ideal ecológico para a biosfera atual, oferece uma proposta de sistema e estrutura que prioriza a sobrevivência do planeta.This project work aims to cross theoretical knowledge in the areas of ecocinema and climatic pretrauma, with practical references that represent dystopian worlds and the use of hauntology concept, to contextualize and reflect on the execution of animation short film that aims to convey an ecological message. With this work I intend to understand if it is possible to create an ecological utopia, privileging a geocentric point of view, in a dystopian future, with practical results in the transmission of an ecological message. After a retrospective analysis of the entire development process of the short film, since its conception until its production, comparing it with other projects and with the characteristics proposed by ecocinema and climatic pretrauma, as a way to perceive in what categories can I insert my film, with valid arguments that justify it. Thus, I conclude this work with the notion that despite the ecocritics idealization of a cinematographic representation of an ecological utopia, there are always contradictions in an ideology, so even though the end of my film does not offer an ecological ideal for the current biosphere, it presents a proposal of system and structure that prioritizes the survival of the planet.application/pdfporopenAccessMESTRADO EM ARTES DA ANIMAÇÃOANIMAÇÃOCINEMA EXPERIMENTALANIMATIONEXPERIMENTAL CINEMAÀ procura de uma utopia ecológica, na criação de um mundo distópicomasterThesis202918939