Silva, Maria Odete Emygdio da2012-04-302012-04-3020121646-401Xhttp://hdl.handle.net/10437/2349Revista Lusófona de EducaçãoA identidade é definida pela relação que estabelecemos com os outros que estão à nossa volta, que nos ajudam a “vermo-nos” como uma pessoa com características próprias. A escola é, assim, um espaço privilegiado para essa perceção, pela interação que proporciona, que deve criar ambientes estimulantes e ricos, condições fundamentais para o desenvolvimento adequado de qualquer indivíduo. Tendo em conta estes pressupostos, a educação inclusiva faz todo o sentido. No entanto, suscita dúvidas e questionamentos aos professores, sobretudo a nível da implementação de estratégias que têm em conta a turma como uma entidade heterogénea. Donde a pertinência de formação neste âmbito, alguma da qual, decorrente de investigação que realizámos ou orientámos, refletimos aqui.The identity is defined through our relationship with those who around us and who help us to “see ourselves” as a person with our own characteristics. The school is a privileged space for this perception because of the interaction it provides, creating rich and stimulating environments and fundamental conditions to the proper development of any individual. Because of these given assumptions inclusive education makes all the sense, in spite of doubts felt and questions raised by teachers when asked to implement strategies which consider the class as a heterogeneous entity. Hence the relevance of teacher training to help overcome this problem, as shown by our own or oriented research in this areaapplication/pdfporopenAccessEDUCAÇÃOINCLUSÃO ESCOLARFORMAÇÃO DE PROFESSORESEDUCATIONSCHOOL INCLUSIONTEACHERS EDUCATIONINVESTIGAÇÃO-AÇÃOACTION RESEARCHFORMAÇÃO CONTÍNUACONTINUING EDUCATIONEducação Inclusiva : um novo paradigma de Escolaarticle