Jecu, MartaBelchior, MargaridaGonçalves, Roberta Fagundes2023-04-122023-04-1220231646-3714http://hdl.handle.net/10437/13800Cadernos de sociomuseologiaEste artigo tem como objetivo problematizar o programa educativo que foi realizado por ocasião da exposição "Artistas, Património e o Museu", que decorreu entre 1-30 de fevereiro de 2022, no Museu de História Natural de Lisboa. A exposição coletiva de arte contemporânea e os eventos associados tiveram como objetivo refletir de uma maneira critica sobre os museus como ‘média de comunicação’ de informação. Este artigo problematiza o programa educativo, que combinou metodologias do campo da sociomuseologia e da educação com o objetivo de desenvolver soluções inclusivas e anti-hegemónicas para pensar e experimentar o 'display' e conteúdos museológicos – para um público não especializado e crianças. KEYWORDS: educação inclusiva; sociomuseologia; métodos ativos de aprendizagem; escolas; arte contemporânea; Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa (MUNHAC).application/pdfporopenAccessMUSEOLOGIAMUSEOLOGYSOCIOMUSEOLOGIASOCIOMUSEOLOGYEDUCAÇÃO INCLUSIVAINCLUSIVE EDUCATIONMETODOLOGIAS DE APRENDIZAGEMLEARNING METHODOLOGIESESCOLASSCHOOLSARTE CONTEMPORÂNEACONTEMPORARY ARTMUSEU NACIONAL DE HISTÓRIA NATURALMUHNAC Artistas, Património e o Museu estudo de caso : ação educativa com criançasarticle