Ferreira, FilipeCoelho, Tiago Henriques2016Ferreira, F & Coelho, T H 2016, 'Aprendizagem baseada na resolução de problemas : impacto no desenvolvimento do pensamento crítico', Revista Lusófona de Educação.1646-401XRevista Lusófona de EducaçãoEste estudo quase experimental estuda o impacto da aprendizagem baseada na resolução de problemas (ABRP) nos resultados dos alunos em testes de avaliação sumativa e no desenvolvimento de capacidades dos alunos relacionadas com o pensamento crítico. Analisou, quantitativamente, o(s) efeito(s) desta estratégia pedagógica recorrendo à taxonomia SOLO (Biggs & Collis, 1982). Participaram alunos de duas turmas do 9.º ano de escolaridade (n=36), divididos em 2 grupos, controlo e experimental, tendo sido aplicado um pré e pós-teste para avaliação de conhecimentos, bem como um questionário ao grupo experimental sobre a sua perceção dos impactos desta estratégia na sua aprendizagem. Da análise quantitativa dos resultados obtidos concluiu-se que a ABRP tem um impacto estatisticamente significativo na melhoria dos resultados sumativos obtidos (p= 0,0256, Cohen´s d= 0,8029), principalmente nas questões de resolução de problemas, ligadas a capacidades cognitivas superiores dos alunos, não apresentando, no entanto, impacto estatisticamente significativo na resposta a questões relacionadas com capacidades cognitivas básicas dos alunos. A análise de um inquérito aos alunos do grupo experimental aponta para um impacto positivo no desenvolvimento da reflexão e metacognição dos alunos, bem como um elevado nível de satisfação com a metodologia aplicada em aula.This quasi-experimental study analyzes the impact of problem based learning (PBL) on student’s geography test scores, and on the development of questioning and argumentation abilities, resorting to the SOLO taxonomy (Biggs & Collis 1982). It involved students from two 9th grade classes (n=36), divided in 2 groups: control and experimental. A knowledge evaluation pre and post-test was applied, as well as a questionnaire to the experimental group about their perceptions on the impact of problem solving learning. The quantitative analysis of obtained results shows that PBL has a statistically significant impact on the improvement of summative results (p= 0,0256, Cohen´s d= 0,8029), on problem solving and on issues related to students higher order thinking skills, but does not present a statistically significant positive impact on answering questions related to students basic cognitive abilities. Analysis of a questionnaire made to the students in the experimental group, about PBL, also shows a positive impact on the students’ reflection and metacognition, as well as a high satisfaction level about the methodology used in classroom.application/pdfporopenAccessEDUCAÇÃOAPRENDIZAGEMTAXONOMIAGEOGRAFIAAPTIDÕESCOGNIÇÃORESOLUÇÃO DE PROBLEMASEDUCATIONLEARNINGTAXONOMYGEOGRAPHYAPTITUDESCOGNITIONPROBLEM SOLVINGAprendizagem baseada na resolução de problemas : impacto no desenvolvimento do pensamento críticoarticle