Lopes, Edson P.Lopes, Taila Nívea Costa2023-01-192023-01-1920232184-8033http://hdl.handle.net/10437/13504Ad Aeternum : revista de teologiaOs estudos do pensamento de Comenius, na atualidade, trazem os seguintes perfis de pesquisadores, de um lado estão, os que à semelhança de Joaquim Hübner entendem ser enfadonhas e supérfluas as questões da religião para as pesquisas comenianas, e assim, retiram tudo de religião das suas reflexões. Por outro lado, existem os que, enxergam o pensamento comeniano somente sob o olhar da religião. Há ainda os que procuram ensinar a inter-relação da educação com a religião para se descobrir a proposta educacional de Comenius. Este artigo, em seu exposto desejo decontribuir com este debate, aponta que no momento em que Comenius publica a Didática magnaem 1657 ele transparece a mudança em seu pensamento ao substituir a religião pela educação. O pressuposto se baseia no princípio de que, conscientemente, Comenius substitui a religião pela educação para poder defini-la como o remédio de Deus para a cura da degeneração do gênero humano.application/pdfporopenAccessRELIGIÃOEDUCAÇÃOCRISTIANISMOPENSAMENTO RELIGIOSORELIGIONEDUCATIONCHRISTIANISMRELIGIOUS THOUGHTKOMESNSKY, JAN AMOSKOMESNSKY, JAN AMOSPublicação da 'Didática magna', uma evidência da mudança do pensamento de Cemenius : substituição da religião pela educaçãoarticle