Casanova, Filipe, orient.Folgado, Marcos Alexandre Correia Vinagre2023-05-022023-05-022023http://hdl.handle.net/10437/13823Orientação: Filipe Luís Martins CasanovaO presente relatório enquadra-se no âmbito de estágio para a conclusão e obtenção do Grau de Mestre em Futebol – Da formação à alta Competição, no curso de mestrado conferido pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. O estágio foi realizado na equipa B do Sporting Clube Linda-a-Velha como Treinador Estagiário. O SCLV B disputou a 2ª Divisão Distrital do Campeonato da Associação de Futebol de Lisboa. O propósito deste relatório é descrever o conjunto de tarefas inerentes à minha função de treinador estagiário, baseada na revisão da literatura e efetuar um estudo técnico científico, tendo em conclusão as devidas considerações finais. No âmbito do plano funcional de estágio, foram realizados um total de 97 unidades de treino, perfazendo um total de 8766 minutos. Segundo a Taxonomia Classificativa abordada, os exercícios mais utilizados pertenceram aos Métodos Específicos de Preparação, onde os exercícios de cariz competitivo foram os mais utilizados com 36,2%, somando um total de 3175 minutos. Para a análise do estudo técnico-científico foi analisado o padrão temporal dos momentos de finalização. Para isso, foram analisados 15 jogos contra adversários diferentes, contabilizando 8 jogos em casa e 7 jogos fora, de modo a retirar-se uma amostra representativa dos resultados de finalização alcançados pelo SCLV B. O âmbito da avaliação realizada foi perceber se existiam diferenças nos momentos de finalização consoante o tempo de jogo em que este se encontrava e se existiam diferenças na eficácia das situações de finalização em relativamente aos períodos temporais de jogo. Através dos resultados dos três testes de qui quadrado efetuados, onde se obtiveram os valores de p de 0,072 para a análise entre as finalizações e as partes de jogo, 0,162 para a análise entre as finalizações e os períodos de jogo, e 0,738 para a análise entre os golos e os períodos de jogo, foi possível concluir que não existiu uma relação significativa entre os períodos de jogo e as finalizações. A autonomia que tive junto das duas equipas técnicas bem como a liderança que me foi dada em certos momentos competitivos e de treino, contribuiu imenso para a minha evolução enquanto treinador. Palavras-chave: Futebol; Processo Ofensivo; Finalização; Observação e análise.The following report is the last part of the Master's Degree in Football - From training to high competition, in Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. The internship was carried out in the B team of Sporting Clube Linda-a-Velha as Trainee Coach. Sporting Clube Linda-a-Velha B played in the 2nd District Division of the Lisbon Football Association Championship. The purpose of this report is to describe the set of tasks inherent to my role as a trainee coach, based on a literature review and to carry out a technical scientific study, having in conclusion the necessary final considerations. A total of 97 sessions training were performed, making a total of 8766 minutes. According to Taxonomia Classificativa approach, the most used exercises belonged to the specific preparation methods, from which the exercises of a competitive nature were the ones mostly used with a percentage of 36,2%, totalling 3175 minutes. For this analysis, an evaluation of the time pattern of finishing shot situations was carried. In order to do this, 15 games against different opponents were studied, from which 8 games were at home and the other 7 games were away - this was done in order to get a representative sample of the finishing results achieved by Sporting Clube Linda-a-Velha B. The scope of the evaluation carried out was to understand if there are differences in the finishing moments depending on the game’s time and if there were differences in the effectiveness of the finishing situations according to the game minutes. Analysing the results from the three chi square tests, where we got the p-values of 0,072, for the relation between finishing situations and the two parts of the game, 0,162, for the analysis of the finishing situations and game periods, and 0,738, for the relationship between goals and game periods, we conclude that there is not a statistically significant relationship between the number of finishing situations and game minutes. The autonomy I had in both technical teams, as well as the leadership role that was given to me in certain competitive and training moments, has deeply contributed for my evolution as a coach. Keywords: Football; Offensive Process; Finalization; Observation and Analysis.application/pdfporopenAccessMESTRADO EM FUTEBOL-DA FORMAÇÃO À ALTA COMPETIÇÃODESPORTOSPORTEDUCAÇÃO FÍSICAPHYSICAL EDUCATIONFUTEBOLFOOTBALLTREINO DESPORTIVOSPORTS COACHINGMETODOLOGIAS DO TREINO DESPORTIVOSPORTS COACHING METHODOLOGIESTREINO EM FUTEBOLFOOTBALL COACHINGRelatório final de estágio Sporting Clube Linda-a-Velha Equipa Sénior B 2021/2022masterThesis203282850