Rodrigues, Cláudio André Ferreira2024-12-172024-12-172024http://hdl.handle.net/10437/14879O principal objetivo deste estudo é explorar a relação entre o Bem-Estar, Satisfação com a vida e tempo de Ecrã em adolescentes. A amostra é constituída por 5748 participantes, em que 2591 (45.1%) do sexo masculino e 2921 (50.8%) do sexo feminino, com idades compreendidas entre os 10 e os 17 anos inclusive, com uma média de idade de 14,05 (DP =1.77), sendo que também foram analisadas diferenças que ocorram nos diferentes anos de escolaridade nomeadamente o 6ºano com uma amostra de 1717 participantes (29.9%), o 8ºano com 1944 participante (33.8%) e do 10ºano com 2087 participantes (36.3%). A técnica que foi utilizada de forma a escolhermos a amostra é a "cluster sampling" ,é constituído por 5748 participantes sendo que o mesmo detém entre os 10 e os e os 17 anos, dado que a nível da escolaridade a mesma vai desde o 6º até ao 10 ano, em que o 6º ano apresenta 1717 participantes (29.9%), o 8º ano tem 1944 participantes (33.8%) e o 10ª ano tem 2087 participantes (36.3%), sendo este um projeto de pesquisa quantitativa, foram realizadas análises de estatística descritiva, análises de comparação de grupos, análises de correlação. Os resultados do estudo revelam que existe uma correlação entre os Baixos Sintomas Psicológicos e o Bem-estar sendo esta uma correlação positiva elevada (r=0.67), sendo a correlação entre o Bem-estar e o tempo de ecrã uma correlação negativa fraca (r= -0.039) , dado que a correlação entre os Sintomas Psicológicos e o Tempo de Ecrã também apresenta uma correlação negativa fraca (r=-0.085). Podemos verificar diferenças estatisticamente significativas em todas as variáveis, na perceção de Bem-estar observamos valores nos rapazes (M= 39.5, dp= 6.46) e nas raparigas (M= 35.28, dp= 7.13), nos Baixos Sintomas Psicológicos verificamos também diferenças estatisticamente significativas tendo os rapazes (M= 23.39, dp= 5.64) e raparigas (M= 18.61, dp= 6.64) e no tempo de ecrã os rapazes (M= 24.91, dp= 7.88) e raparigas (M= 24.52, dp= 6.86). Podemos verificar também que existe diferenças estatisticamente significativas entre as diferentes faixas etárias no Bem-Estar (p= <0.001) e nos Baixos Sintomas Psicológicos (p= <0.001), sendo assim podemos verificar que o Bem estar é influenciado pelos Baixos Sintomas Psicológicos. Os resultados provenientes deste estudo podem ser úteis para contribuir para o aprofundar do conhecimento atualmente existente sobre o papel das atividades escolhidas para ocupação de tempos livres na perceção de bem-estar e satisfação com a vida por parte dos adolescentes. Palavras-chave: Adolescente, Bem-estar, Satisfação com a vida, tempo de Ecrã.The main objective of this study is to explore the relationship between Well-Being, Life Satisfaction and Screen Time in adolescents. The sample consists of 5748 participants, 2591 (45.1%) male and 2921 (50.8%) female, aged between 10 and 17 years old inclusive, with a mean age of 14.05 (SD = 1.77), and differences that occur in different years of schooling were also analyzed, namely the 6th year with a sample of 1717 participants (29.9%), the 8th year with 1944 participants (33.8%) and the 10th year with 2087 participants (36.3%). The technique that was used in order to choose the sample is “cluster sampling”, it consists of 5748 participants, who are between 10 and 17 years old, and in terms of education, this ranges from 6th grade, up to the 10th year, with the 6th year having 1717 participants (29.9%), the 8th year having 1944 participants (33.8%) and the 10th year having 2087 participants (36.3%). As this is a quantitative research project, descriptive statistics analyses, group comparison analyzes and correlation analyzes were carried out. The results of the study reveal that there is a correlation between Low Psychological Symptoms and Well-being, with this being a high positive correlation (r=0.67), with the correlation between Well-being and screen time being a weak negative correlation (r = -0.039), with the correlation between Psychological Symptoms and Screen Time also showing a weak negative correlation (r=-0.085). We can see statistically significant differences in all variables, in the perception of Well-being we observe values in boys (M= 39.5, sd= 6.46) and in girls (M= 35.28, sd= 7.13), in Low Psychological Symptoms we also see statistically significant differences significant with boys (M= 23.39, sd= 5.64) and girls (M= 18.61, sd= 6.64) and in terms of screen time, boys (M= 24.91, sd= 7.88) and girls (M= 24.52, sd= 6.86 ). We can also verify that there are statistically significant differences between the different age groups in Well-Being (p= <0.001) and Low Psychological Symptoms (p= <0.001), so we can verify that Well-Being is influenced by Low Psychological Symptoms. The results from this study can be useful in contributing to the deepening of currently existing knowledge about the role of activities chosen for leisure time in the perception of wellbeing and satisfaction with life on the part of adolescents. Keywords: Adolescent, Well-being, Life satisfaction, Screen timeapplication/pdfporopenAccessPSYCHOLOGYCLINICAL PSYCHOLOGYHEALTH PSYCHOLOGYSCREEN TIMEADOLESCENTSPSYCHOLOGICAL WELL-BEINGMESTRADO EM PSICOLOGIA CLÍNICA E DA SAÚDEPSICOLOGIAPSICOLOGIA CLÍNICAPSICOLOGIA DA SAÚDETEMPO DE ECRÃADOLESCENTESBEM-ESTARBEM-ESTAR PSICOLÓGICOMestrado em Psicologia Clínica e da SaúdeBem-estar, satisfação com a vida e tempo de ecrã em adolescentesmasterThesis203704231