Saraiva, Horácio Pires Gonçalves Ferreira, orient.Teixeira, Elisabete de Belém Guedes2012-06-062012-06-062012http://hdl.handle.net/10437/2711Orientação: Horácio Pires Gonçalves Ferreira SaraivaAs oficinas ocupam um lugar privilegiado no desenvolvimento do ser humano em todas as áreas, e oferece-lhe a oportunidade de manipular directamente os materiais de comunicação e expressão, reflectindo toda a problemática relacionada com o ensino através da arte. O trabalho realizado situa-se no plano da criatividade e da arte, no domínio das expressões e no desenvolvimento integral dos alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE). Podendo, assim, actuar positivamente no desenvolvimento cognitivo, comportamental, motor, afectivo, social e cultural destes alunos. A questão fulcral debruçou-se em especificar como o uso das oficinas pode contribuir, de forma eficaz, para orientar, estimular, aperfeiçoar e potenciar a aquisição de diversificadas competências, com objectivo de estudar as potencialidades destas. Simultaneamente, permitiu avaliar se o recurso – oficinas - facilita ao aluno adquirir competências que o estimulem para a arte e que possibilitem a inclusão na sociedade. Para isso foi necessário realizar um estudo, dando precedência aos planos individuais de competências e uma observação directa aos alunos. Numa abordagem é avaliado o investimento na arte e nos trabalhos oficinais, por parte da Instituição, e respectivo resultado da amostra, colocando em destaque a análise e discussão dos mesmos. Finalmente serão apresentadas as conclusões referentes a toda a problemática abordada e desenvolvida. Esta peça cruza as investigações, qualitativa e quantitativa, apresentando os resultados que comprovam as hipóteses previamente formuladas. Este estudo foi realizado com clientes/ utentes de duas Entidades distintas, em tempos distintos, numa primeira fase o Centro de Actividades Ocupacionais do Funchal - Santo António, e posteriormente o Centro de Actividades Ocupacionais - Cercifaf. Tentou-se englobar uma perspectiva de inclusão para os alunos com NEE, ao encontro da Arte. De ressalvar, que o seu estudo pretende ser mais aprofundado, pois o intuito é dar-se continuidade a um projecto tão estimulante e aliciante como este. Em termos finais, resta apenas acrescentar que atendendo à problemática da deficiência e à necessidade de utilizar estratégias diversificadas para educar com sucesso, considera-se que as oficinas são um ponto de partida para atingir essa meta.Ateliers take a privileged place in what concerns the human being development in all areas, and give him the chance to handle directly communication and expression materials, reflecting all the problematic related to teaching through art. The work done is situated in the creativity and art plan, in the expressions domain and the whole development of students with Special Educational Needs. Being able to positively act in the cognitive, behavioral, motor, emotional, social and cultural development of these students. The main question was to specify how the ateliers can contribute in an efficient way to guide, stimulate, improve and enhance the acquisition of diverse skills, with the aim of studying the potential of these. Simultaneously it allowed knowing if the resource – ateliers – facilitates the acquisition of skills by the student that can stimulate him towards art and can give him the chance to include himself in a society. In this way it was necessary to realize a study giving precedence to the individual plans of skills and a direct observation of users. In a quantitative approach, it is evaluated the investment in art and in the ateliers work, by the institution, and the respective sample result, emphasizing the analysis and discussion of the same. Finally, it will be presented the conclusions referring all the problematic approached and developed. This work crosses the qualitative and quantitative investigations, presenting the results that prove the previously formulated hypotheses. This study was performed with clients/users of two distinctentities, on different occasions, in a first phase, with the Center for Occupational Activities of Funchal - Santo António, and later, with the Center for Occupational Activities- Cercifaf. We tried to incorporante a perspective for pupils with SEN (Special Educational Needs) to meet art. To point out that this study pretends to go further, since the purpose is to give continuity to a project as exciting and challenging as this. In conclusion, it is only needed to add that given the problems of disability and the need to use diverse strategies to educate successfully, it is considered that the ateliers are a starting point to achieve that goal.application/pdfporopenAccessEDUCAÇÃOCRIATIVIDADEEDUCAÇÃO ESPECIALMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ESPECIALIDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E DOMÍNIO COGNITIVO E MOTORARTENECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAISEDUCATIONCREATIVITYSPECIAL EDUCATIONARTSPECIAL EDUCATIONAL NEEDSImportância das oficinasmasterThesis