Silva, Inês Maria Moreira Durães Sousa e2024-11-212024-11-212024http://hdl.handle.net/10437/14738O presente relatório surge no âmbito do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básicos e Secundário da Universidade Lusófona - Centro Universitário de Lisboa. Tendo sido realizado no ano letivo de 2022/2023 no Colégio dos Plátanos, em Sintra. Reflete o desenrolar do Estágio Pedagógico, com respetivos objetivos, balanços e processos. Aborda todas as tomadas de decisão didático-pedagógicas e respetiva reflexão sobre a aplicação das mesmas, nas quatro áreas de intervenção. Na Lecionação, foram visíveis os progressos alcançados pela maioria dos alunos, naquilo que eram as suas aprendizagens prioritárias. O projeto específico "Ambientes Educativos Inovadores na EF" permitiu uma inovação no processo pedagógico, algo que se revelou benéfico no desenvolvimento de matérias como a ginástica e interligação de disciplinas, provando mais uma vez que a interdisciplinaridade pode e deve estar presente na Educação Física. No projeto "Professor a Tempo Inteiro", devido à imersão naquilo que é o ensino, consegui melhorar o meu desempenho na instrução dos alunos através de uso de feedback mais adequado e fui desafiada com a gestão de sala de aula, através da experiência com diferentes anos de escolaridade e respetiva colaboração dos professores. Na Direção de Turma, a articulação entre as disciplinas de Educação Física, Cidadania e Desenvolvimento e Educação Visual deram corpo ao projeto específico apelidado de "BeReal - Estilos de Vida". A realização da Saída de Campo, foi o culminar das aprendizagens em final de ano letivo, sendo este um momento de interdisciplinaridade rico, ajudando assim a cumprir com os objetivos pré-definidos. No Desporto Escolar, trabalhei com a ginástica desportiva, que apesar daslimitações resultantes da organização interna do Colégio, foi possível observar melhorias significativas ao nível das aprendizagens dos alunos, através do projeto "Aprendizagem Cooperativa como meio de Avaliação". No Seminário, aprofundei o tema da "Importância do Protocolo de Avaliação Inicial para a prática pedagógica do GEF", aplicando os procedimentos de investigação-ação, foi possível analisar e modificar as práticas dos professores dentro do Colégio dos Plátanos. Palavras-chave: Educação Física, Lecionação, Direção Turma, Desporto Escolar, InterdisciplinaridadeThis report emerges within the scope of the Master's in Physical Education Teaching in Basic and Secondary Education at Universidade Lusófona - Centro Universitário de Lisboa. It was carried out during the academic year 2022/2023 at Colégio dos Plátanos in Sintra. The report reflects the progress of the Pedagogical Internship, including its objectives, assessments, and processes. It encompasses all didactic-pedagogical decision-making and the respective reflection on their application in the four areas of intervention. In Teaching, the progress made by a significant number of students in their priority learning areas was evident. The specific project "Innovative Educational Environments in PE" allowed innovation in the pedagogical process, proving beneficial in the development of subjects such as gymnastics and the integration of disciplines, reinforcing the idea that interdisciplinarity can and should be present in Physical Education. In the "Full-Time Teacher" project, due to immersion in teaching, I was able to enhance my performance in instructing students through the use of more appropriate feedback and faced challenges in classroom management, experiencing different grade levels and collaborating with teachers. In the Class Coordination, the articulation between Physical Education, Citizenship and Development, and Visual Education gave substance to the diary project dubbed "BeReal - Lifestyles." The realization of the Field Trip concluded the end-of-year learning, being a moment of rich interdisciplinarity, helping to achieve pre-defined objectives. In Afterschool Sports area, I worked with artistic gymnastics. Despite limitations resulting from the internal organization of the school, significant improvements in the management of extracurricular activities and student learning were observed through the "Cooperative Learning as an Assessment Tool" project. In the Seminar, I delved into the theme of the "Importance of the Initial Assessment Protocol for the pedagogical practice of the PEG." Applying action research procedures allowed for the analysis of the practices of teachers within Colégio dos Plátanos. Keywords: Physical Education, Teaching, Homeroom Coordination, School Sports, Interdisciplinarityapplication/pdfporopenAccessSPORTPHYSICAL EDUCATIONTEACHINGFORM TEACHERSSCHOOL SPORTSINTERDISCIPLINARITYMESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIODESPORTOEDUCAÇÃO FÍSICAENSINODIRETORES DE TURMADESPORTO ESCOLARINTERDISCIPLINARIDADEMestrado em Ensino da Educação Física nos Ens. Básico e SecundárioRelatório de estágio pedagógico em educação física no Colégio dos PlátanosmasterThesis203595017