Gomes, Fernanda Maria Veiga, orient.Madeira, Cátia Alexandra Costa Luís2014-05-202014-05-202012http://hdl.handle.net/10437/4783Orientação: Fernanda Maria Veiga GomesA escola de hoje está em permanente interação com o meio e, portanto, dificilmente fica imune às tensões e desequilíbrios evidenciados pela sociedade. Ainda assim, a escola é, de acordo com Delors, “um trunfo indispensável à humanidade na construção dos ideais da paz, da liberdade e da justiça social” (Delors, 1996, p. 9). E porquê? Porque face às crescentes desigualdades sociais só através da educação será possível enveredar por um processo de desenvolvimento centrado nas pessoas. Este processo de valorização das pessoas na sua liberdade e autonomia traduz a possibilidade de exercer, de forma informada, consciente, ativa e participada, a cidadania. Assim sendo, urge desenvolver nos alunos aprendizagens que possibilitem a apropriação de valores, códigos e competências relacionadas com a cidadania democrática. O desenvolvimento destas competências é um dos principais desafios à educação de hoje. A presente investigação, situada na problemática da educação para a cidadania democrática, tem como objetivo averiguar em que medida as disciplinas de história e geografia contribuem para o desenvolvimento de competências de cidadania. Porém, e como o professor tem, enquanto pessoa, influência na transmissão de saberes/aquisição de atitudes comportamentais, outro dos objetivos é verificar em que medida os modelos, as estratégias e o tipo de aulas implementado podem incentivar (ou não) a apreensão de competências relativas à cidadania democrática.The school today is in constant interaction with the environment and therefore is hardly immune to the stresses and imbalances evidenced by society. Nevertheless the school is, according to Delors, "an indispensable asset to humanity in the construction of the ideals of peace, freedom and social justice" (Delors, 1996, p. 9). And why? Due to the constant growing of social inequality, only through education, it is possible to embark on a process of people-centered development. This process of valuing people in their freedom and autonomy reflects the possibility of exercise an informed, conscious, active and participatory, citizenship. Therefore, it is urgent to develop in students learning’s how to enable the appropriation of values, codes and skills related to democratic citizenship. The development of these skills is a major challenge to education today. This research, situated in the issue of education for democratic citizenship, aims to determine to what extent the disciplines of history and geography contribute to the development of citizenship skills. However, and as the teacher has, as a person, influence on knowledge transmission / acquisition of behavioral attitudes, another goal is to verify to what extent the models, strategies and type of classes can encourage (or not) the seizure of skills related to democratic citizenship.application/pdfporopenAccessEDUCAÇÃOENSINO DA HISTÓRIAENSINO DE GEOGRAFIACIDADANIADEMOCRACIAEDUCATIONHISTORY TEACHINGCITIZENSHIPGEOGRAPHY TEACHINGDEMOCRACYMESTRADO EM ENSINO DA HISTÓRIA E GEOGRAFIA NO 3º CICLO DO ENSINO BÁSICO E SECUNDÁRIOA cidadania democrática no ensino da História e da Geografia: 3º Ciclo do Ensino BásicomasterThesis