Gardou, Charles2012Gardou , C 2012 , ' Pensar a deficiência numa perspetiva inclusiva ' , Revista Lusófona de Educação .1646-401XRevista Lusófona de EducaçãoO que há de mais cultural do que definir a deficiência e dar-lhe respostas? A deficiência afecta a pessoa mas também o seu contexto mais alargado, pressionando a ordem cultural reinante. Vem de qualquer modo corromper o ideal enraizado numa cultura. Um ideal que delimita a conformidade, define os “fora da lei”, elabora categorias, vigia o conformismo das pessoas, cria e sustenta processos de interação, de oposição ou de segregação. Este artigo interroga os modos de a conceber e de a tratar na nossa cultura. Questiona de facto o formato estabelecido e as representações culturais comuns. Numa perspetiva inclusiva, convida a uma “desconstrução” e a “Novas Luzes” em relação à deficiência.What is more cultural than the way to understand disability and to provide answers? Disability affects the person but also its wider environment, by challenging the prevailing cultural order. It is somehow corrupt the vision embedded in a culture. An ideal that defines the compliance, defined “unconventional”, prepares categories, ensuring that people comply, creates and maintains interaction process, opposition or segregation. This article examines the ways to devise and take it into account in our culture. It questions the format developed and the usual cultural representations. In an inclusive perspective, it invites a “deconstruction” and “New Lights” on disabilityapplication/pdfporopenAccessEDUCAÇÃOINCLUSÃO SOCIALEDUCAÇÃO ESPECIALCULTURAPESSOAS COM DEFICIÊNCIAEDUCATIONSOCIAL INCLUSIONSPECIAL EDUCATIONPERSONS WITH DISABILITIESCULTUREPensar a deficiência numa perspetiva inclusivaarticle