Lopes, JoséSilva, HelenaMorais, Eva2022Lopes , J , Silva , H & Morais , E 2022 , ' Construção e validação de uma escala de disposições de pensamento crítico para estudantes universitários (EDPC) ' , Revista Lusófona de Educação .1645-7250Revista Lusófona de EducaçãoO pensamento crítico (PC) é uma das competências indispensáveis para os estudantes universitários do século XXI, tendo em vista o exercício pleno da sua cidadania, a sua integração no mercado de trabalho e participação ativa numa sociedade em constante mudança. Um bom pensador crítico tem de ter em simultâneo capacidades e disposições de PC. Possuir disposições de PC, a longo prazo, criando assim o hábito de bem pensar e essa atitude constante em querer fazê-lo, é mais útil do que apenas pos suir as capacidades para pensar de forma crítica. A planificação da prática letiva implica a seleção de estratégias que permitam ultrapassar obstáculos à aprendizagem, nomeadamente a falta de disposições dos alunos para pensar criticamente. A inexistência de um teste de disposições de PC construído de raiz e validado para a população portuguesa impossibilita a avaliação mais contextualizada e sistemática dessas disposições. O objetivo deste estudo é a construção e validação para a população portuguesa da Escala de Disposições de Pensamento Crítico-EDPC. O instrumento final apresenta 35 itens e consiste num modelo de disposições com estrutura heptafatorial baseado no estudo Delphi: procura da verdade, mente aberta, mente analítica, sistematicidade, autoconfiança no raciocínio, curiosidade intelectual e maturidade cognitiva. Os resultados obtidos para 701 alunos universitários indicam que a EDPC detém boas qualidades psicométricas (validade de constructo e discriminante, e fiabilidade). Palavras chave: Disposições; Pensamento crítico; Avaliação; Ensino superior.Critical thinking (CP) is one of the indispensable skills for the 21st century university students, with a view to the full exercise of their citizenship, their integration in the labor market and active participation in a constantly changing society. A good critical thinker has to have both PC skills and dispositions. Having PC dispositions in the long run, thus creating the habit of well-thinking and the constant attitude in wanting to do so, is more useful than just possessing the skills to think critically. Lesson plan implies the selection of strategies that overcome obstacles to learning, in particular the lack of students’ dispositions to think critically. The lack of a test of PC dispositions built from scratch and validated for the Portuguese population makes it impossible to make a more contextualized and systematic evaluation of these dispositions. This study aim is the construction and validation for the Portuguese population of the Critical Thinking Dispositions Scale - CTDS. The final instrument presents 35 items and consists of a model of dispositions with heptafactorial structure based on the Delphi study: truth-seeking, open-mindedness, analyticity, systematicity, CT self-confidence, inquisitiveness, and maturity of judgment. The results obtained for 701 university students indicate that EDPC has good psychometric qualities (construct validity and discriminant, and reliability).application/pdfporopenAccessEDUCAÇÃOESCALAS PSICOLÓGICASESTUDANTES UNIVERSITARIOSEDUCATIONPSYCHOLOGICAL SCALESCOLLEGE STUDENTSConstrução e validação de uma escala de disposições de pensamento crítico para estudantes universitários (EDPC)article