Sequeira, João Meneses2012-05-292012-05-2920061645-2585http://hdl.handle.net/10437/2666Caleidoscópio : Revista de Comunicação e CulturaDefendo, neste artigo, que a experiência cromática aplicada ao design implica, sobretudo, uma abordagem fenomenológica, mas que essa abordagem coopera com o conhecimento dos níveis mais baixos de processamento cromático (níveis fisiológicos). Tomam-se como base teórica as ciências cognitivas, nas quais se considera que a percepção é uma experiência, na qual se considera relevante o conjunto dos estados e dos processos que um sistema físico, neste caso natural, apresenta quando constrói uma representação interna daquela. Isto é, a percepção tem uma natureza construtiva que procura a apreensão do sentido e a consumação do imaginário. Consideram-se analiticamente três níveis de processamento da informação: a descrição, a decomposição recursiva, a incorporação física. Destes três níveis, apenas refiro alguns aspectos da descrição e o primeiro nível da decomposição recursiva (o processamento cromático ao nível da sua imagem bidimen - sional).In this article, I defend that the colour experience applied to design implies, above all, a phenomenological approach. This approach, however, colaborates with the knowledge of the lower levels of colour processing (physiological levels). I take as theoretical base the cognitive sciences, in which perception is considered an experience where the sets of states and processes that a physical system, in this case a natural one, presents when it builds an internal representation of it are considered relevant. In other words, perception has a constructive nature that seeks the aprehension of meaning and the consumation of the imaginary. Three levels of information processing are analytically considered: description, recursive decomposition, physical incorporation. Of these three levels, I only mention some aspects of description and the first level of recursive decomposition (colour processing at the level of the two-dimensional image). 203application/pdfporopenAccessCOMUNICAÇÃODESIGNCROMATISMOCORESCOMMUNICATIONDESIGNCHROMATICISMCOLORSA cor nas coisasarticle