Viveiros, Paulo, orient.Silva, António Manuel Ballester Almela Vitorino2016-08-222016-08-222013http://hdl.handle.net/10437/7160Orientação: Paulo ViveirosAté à pouco tempo o Vídeo Jamming ou Vídeo Jockeying, era um fenómeno relativamente recente e pouco estudado na cultura visual. Era mais associado ao entretenimento do que visto como uma forma de arte integrada num género maior, o do Live Cinema. As rápidas transformações caraterísticas da cultura digital estão a operar modificações profundas dos conceitos de performance audiovisual em tempo real. A inclusão de outras formas de arte digital no VJing estão a transformálo num percusor de outros modelos que estão neste momento a surgir. É nesse sentido que compreender o fenómeno VJing pode constituir um ponto de partida para novos lugares da performance audiovisual.Until recently Vídeo Jamming or Vídeo Jockeying was a relatevely recent phenomenon and object of little study in visual culture. It was more often associated to entertainment and less as a form of art integrated in the wider genre, that of Live Cinema. The swift transformations caracteristic of digital culture, brought profound transformations to the concepts of real time audiovisual performances. The inclusion of other forms of digital art into VJing, converted it in a percursor of new models that are now appearing. In that sense, understanding the VJing phenomenon can be a starting point to new places in audiovisual performance.application/pdfporclosedAccessMESTRADO EM SISTEMAS DE COMUNICAÇÃO MULTIMÉDIAAUDIOVISUALCOMUNICAÇÃO MULTIMÉDIAARTE DIGITALCINEMANOVOS MEDIATECNOLOGIAAUDIOVISUALMULTIMEDIA COMMUNICATIONDIGITAL ARTCINEMANEW MEDIATECHNOLOGYVjing e nova médiamasterThesis201228980