Lopes, Marta Maria CordeiroAntónio, Nelson Santos2017-06-062017-06-062016ISSN 1647-1989http://hdl.handle.net/10437/8026A Responsabilidade Social Empresarial (RSE) em Portugal registou um incremento importante nos últimos anos, recuperando do atraso que tinha em relação a outros países europeus. O mundo empresarial organizou-se, instituíram-se prémios e difundiu-se o conceito. No entanto, a investigação académica ficou aquém do espero, sendo escassa, dispersa e pontual. Este artigo tem por objetivo identificar as principais organizações que fomentam a RSE em Portugal, os prémios e os rankings existentes para além de posicionar o país na perspetiva empresarial e académica. O artigo é descritivo e exploratório, numa abordagem qualitativa reflexiva e crítica. Este debate contribui para desmistificar a RSE em Portugal, compreender a sua evolução ao longo do tempo e para reforçar a importância de se desenvolverem práticas mais extensivas que permitam uma efetiva mudança de comportamento.application/pdfporopenAccessRESPONSABILIDADE SOCIALSOCIAL RESPONSIBILITYINVESTIGAÇÃORESEARCHResponsabilidade social empresarial em portugal: do mito à realidadearticle