Brandão, José Manuel de Morais Vale2013-06-062013-06-061996972-8296-36-3http://hdl.handle.net/10437/3546Cadernos de SociomuseologiaAs preocupações com a educação em museus são já muito antigas, embora frequentemente se considere ser o Abbé Gregoire, fundador do Conservatoire des Arts et Métiers em Paris (1794 - finais do século XVIII), o grande impulsionador destas questões, preocupado que estava com a formação técnica dos artífices franceses. No entanto, só a partir do início do nosso século é que se começaram a fazer os primeiros trabalhos de observação dos visitantes e avaliação do tipo e a qualidade das informações fornecidas nos museus, podendo ainda dizer-se que os problemas envolvidos nas questões da acção cultural nos museus só nas últimas duas décadas, têm sido tratados com maior profundidade. A preocupação com estas questões, têm vindo a ser acompanhada por um esforço visível de renovação das exposições, tornando-as mais apelativas, informativas e acessíveis e, ao mesmo tempo, assiste-se à implementação e desenvolvimento de Serviços Educativos nos grandes museus, agregando técnicos com formação pedagógica. A função destes serviços é sobretudo a de descodificar as mensagens contidas nos discursos expositivos e promover acções de animação que permitam ao visitante atingir facilmente os objectivos "educacionais" da exposição.application/pdfporopenAccessMUSEOLOGIAMUSEUSEDUCAÇÃOCOMUNICAÇÃOSOCIOMUSEOLOGIAMUSEOLOGYMUSEUMSEDUCATIONCOMMUNICATIONSOCIOMUSEOLOGYAcção cultural e educação em museusarticle