Neves, José Carlos Santos, orient.Braz, Mariana Feliciano2022-12-262022-12-262020http://hdl.handle.net/10437/13364Orientação: José Carlos NevesA sociedade está em constante evolução e os professores têm de se saber adaptar às mudanças, como sejam aquelas provocadas pelo ao avanço tecnológico. Uma das suas funções é preparar os alunos para um mercado de trabalho onde se tornaram indispensáveis instrumentos como telemóveis, tablets e computadores. No 3º ciclo do ensino básico, as tecnologias são por norma, pouco usadas ou utilizadas apenas para apresentação de atividades, mostra de imagens e vídeos e pouco para a realização de projetos em formato digital. Esta investigação tem como problemática inicial avaliar o potencial do telemóvel como ferramenta de trabalho para as aulas de Educação Visual do ensino básico. Neste enquadramento, identifica-se como objetivo principal conceber uma atividade letiva onde o telemóvel é utilizado como ferramenta de trabalho em sala de aula, por via da execução de uma animação digital com recurso ao telemóvel. Com o aparecimento do COVID-19 em Portugal e o fechamento das escolas, a proposta de trabalho teve de se adaptar do ensino presencial para o ensino à distância, alterando deste modo a problemática estabelecida inicialmente. Procura-se analisar esta experiência no ensino das artes à distância, a sua adaptação face à mudança, de que forma foi possível conduzir uma atividade que começou na sala de aula e teve de se mudar para a casa de cada aluno e de que forma se trabalhou com cada aluno individualmente. O balanço final acabou por ser positivo e resultar de um projeto dinâmico e criativo juntando todos os trabalhos individuais num trabalho de turma. Este Relatório Prática de Ensino Supervisionada surge no âmbito do Mestrado de Ensino de Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário e compreende a investigação empírica, utilizando como metodologia o processo de investigação-ação na Prática de Ensino Supervisionada (estágio), desenvolvida no Agrupamento de Escolas D. Filipa de Lencastre, em Lisboa, na disciplina de Educação Visual (EV) com uma turma do 9º ano.Society is constantly evolving and teachers have to know how to adapt to changes, such as those caused by technological advances. One of its functions is to prepare students for a job market where instruments such as cell phones, tablets and computers have become indispensable. In the 3rd cycle of basic education, technologies are, as a rule, little used or used only for the presentation of activities, images and videos and little for the realization of projects in digital format. The initial problem of this investigation is to evaluate the potential of the cell phone as a working tool for Visual Education classes in basic education. In this context, the main objective is to design a teaching activity where the cell phone is used as a work tool in the classroom, through the execution of a digital animation using the cell phone. With the emergence of COVID-19 in Portugal and the closure of schools, the work proposal had to adapt from face-to-face teaching to distance learning, thus changing the problem initially established. It seeks to analyze this experience in the teaching of the arts at a distance, its adaptation to change, how it was possible to conduct an activity that started in the classroom and had to move to each student's home and in what way worked with each student individually. The final balance turned out to be positive and the result of a dynamic and creative project bringing together all the individual works in a group work. This Supervised Teaching Practice Report comes within the scope of the Master of Visual Arts Teaching in the 3rd Cycle of Basic Education and Secondary Education and comprises empirical research, using as a methodology the action-research process in Supervised Teaching Practice (internship), developed at the Agrupamento de Escolas D. Filipa de Lencastre, in Lisbon, in the subject of Visual Education (EV) with a 9th grade class.application/pdfporopenAccessMESTRADO EM ENSINO DAS ARTES VISUAIS NO 3.º CICLO DO ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIOENSINO DE ARTES VISUAISARTES VISUAISANIMAÇÃOTELEMÓVEISCOVID-19PANDEMIASENSINO À DISTÂNCIAVISUAL ARTS TEACHINGVISUAL ARTSANIMATIONMOBILE PHONESCOVID-19PANDEMICSDISTANCE LEARNINGTelemóvel como ferramenta de trabalho : uma adaptação de processos em tempos de pandemiamasterThesis203110501