Almeida, Janine Lúcia Rijo deFerreira, Paula Isabel Marques2021-09-102021-09-102021http://hdl.handle.net/10437/12163Revista Temas sociaisO presente artigo visa analisar o processo de gestão do protelamento de alta dos doentes idosos, no serviço de urgência do Hospital de São José, efectuada pela equipa de serviço social. Foi realizada uma triangulação metodológica suportada na consulta e análise dos processos sociais, entrevistas à equipa multidisciplinar e análise documental. Os objetivos centraram-se na definição do perfil do utente, motivos de protelamento, destino pós-alta e dificuldades inerentes à atividade do serviço de urgência. Destaca-se como resultados os doentes do género feminino, com idade entre os 81-85 anos, tendo como motivos de protelamento decorrentes sobretudo de incapacidade/indisponibilidade da rede de suporte informal e a insuficiência/demora da resposta social formal. Por conseguinte, a gestão do protelamento de alta do idoso é efetuada pela equipa multidisciplinar, destacando-se neste contexto o papel mediador do assistente social neste processoapplication/pdfporopenAccessSERVIÇO SOCIALIDOSOSASSISTENTES SOCIAISURGÊNCIAS HOSPITALARESINTERNAMENTOS HOSPITALARESESTUDOS DE CASOINTERVENÇÃO SOCIALSOCIAL WORKERSSOCIAL WORKELDERLYHOSPITAL EMERGENCIESHOSPITALIZATIONCASE STUDIESSOCIAL INTERVENTIONA intervenção do serviço social no protelamento da alta do idoso no serviço de urgência : o caso do hospital de São JoséThe intervention of social work in the postponement of the elderly discharge from the emergency servisse : the case of São José hospitalarticle