Madeira, Maria Helena2011-11-042011-11-0420061646-401Xhttp://hdl.handle.net/10437/1447Revista Lusófona de EducaçãoEste artigo insere-se na temática do ensino profissional inicial e pretende analisar os motivos e os condicionalismos presentes nas opções dos jovens por esta via de formação. O estudo incidiu sobre duas modalidades de ensino profissional: o sistema aprendizagem e as escolas profissionais. Entre as razões apontadas pelos alunos, que os levaram a optar pelo ensino profissional, destaca-se a preocupação em obter uma qualificação que facilite a sua inserção no mercado de trabalho, aliando uma formação qualificada a uma experiência concreta de trabalho através do estágio. A satisfação demonstrada pelos jovens pareceu estar relacionada com o sucesso obtido, com a aquisição de conhecimentos necessários para o desempenho da profissão e com a experiência adquirida, permitindo a alguns alunos uma reconciliação com a escola e a (re)construção de projectos de vida.application/pdfporopenAccessEDUCAÇÃOENSINO PROFISSIONALCOMPETÊNCIASINSUCESSO ESCOLAREDUCATIONSKILLSSCHOOL FAILUREPROFESSIONAL EDUCATIONEnsino profissional de jovens : um percurso escolar diferente para a (re)construção de projectos de vidaarticle